Leis

Licença Casamento CLT: Entenda Quantos Dias Você Tem Direito

A Licença Casamento é um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros pela CLT. Descubra quantos dias se tem por lei.

consultor

Precisa de ajuda?

Isabel García

HR Consultant


16 de agosto, 2023

Interessado em saber sobre os direitos trabalhistas referentes à licença casamento CLT? Saiba que é fundamental estar por dentro de todas as informações a respeito do assunto para que possa exercer seus direitos da melhor maneira possível.

Você sabia que a legislação brasileira prevê o direito a uma licença remunerada em caso de casamento? Pois é, isso mesmo! A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante o direito a um período de afastamento para que o trabalhador possa comemorar esse momento tão importante de sua vida.

No entanto, é importante estar ciente do número de dias de licença a que se tem direito, bem como das obrigações e responsabilidades que envolvem essa questão. E é exatamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Fique atento aos seus direitos e saiba como exercê-los da melhor maneira possível!

Como funciona os 5 dias de licença casamento

É importante entender que a Licença Casamento é um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros. Assim, quando um colaborador casado oficialmente, precisa se ausentar do trabalho devido a esse momento especial, ele tem direito a um período de 5 dias consecutivos de licença remunerada. Isso vale também para casais que realizaram a união estável e para os que optaram pela cerimônia de casamento no papel.

Para compreender melhor a Licença Casamento, confira abaixo alguns pontos-chave:

  • A licença pode ser usufruída em até 90 dias após a cerimônia de casamento.
  • A empresa deve pagar o salário normalmente durante os 5 dias da licença.
  • Caso o colaborador não cumpra o prazo de 5 dias consecutivos, a empresa poderá descontar as faltas em seu salário.

Portanto, é importante que as empresas saibam como funciona a Licença Casamento CLT para garantir o cumprimento da lei e o bem-estar de seus colaboradores em momentos pessoais importantes.

A Licença Casamento é um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros e é fundamental que empresas e gestores de RH estejam cientes de suas obrigações para garantir o cumprimento da lei e o bem-estar dos colaboradores.

Como contar 3 dias consecutivos

Se você precisa calcular os dias de licença para casamento de um funcionário, é importante entender como contar 3 dias consecutivos. Essa informação pode ser útil na hora de conceder o tempo necessário para que o colaborador se ausente do trabalho por motivos pessoais.

  • Ponto de partida: o dia do casamento é considerado o primeiro dia da licença.
  • Contagem: a partir do dia do casamento, conte mais dois dias consecutivos, totalizando três dias.

Quantos dias de folga para união estável CLT

Se um dos seus funcionários vai se casar ou se unir civilmente, ele tem direito a uma licença casamento CLT. Mas e se ele estiver em uma união estável? A CLT não prevê uma licença específica para união estável, mas a jurisprudência entende que ela deve ser equiparada ao casamento civil.

Isso significa que o seu funcionário em união estável tem direito aos mesmos dias de licença que os funcionários que se casam civilmente. A CLT prevê três dias consecutivos de folga remunerada para o casamento civil.

Além disso, é importante lembrar que o funcionário pode solicitar dias de folga para a lua de mel, mas nesse caso, esses dias não são remunerados.

Pontos-chave:

  • A CLT não prevê uma licença específica para união estável;
  • A jurisprudência entende que a união estável deve ser equiparada ao casamento civil em relação à licença casamento CLT;
  • O funcionário em união estável tem direito a três dias consecutivos de folga remunerada;
  • Os dias de folga para a lua de mel podem ser solicitados, mas não são remunerados.

Quando se trata de um casamento, é uma festa importante e, por vezes, um pouco estressante. No entanto, é importante que você saiba exatamente quantos dias você tem direito a licença casamento na CLT para que possa se planejar adequadamente.

Quantos dias de licença casamento você tem direito

De acordo com a CLT, você tem direito a 3 dias consecutivos de licença para se casar. Esse período é contado a partir do primeiro dia de afastamento do trabalho, então não inclui o dia do casamento em si.

Como solicitar a licença casamento

Você deve informar seu empregador sobre a necessidade de tirar a licença casamento com antecedência – o mais cedo possível é o melhor. Seus empregadores podem exigir que você apresente uma certidão de casamento como prova.

O que fazer se você precisar de mais tempo

Se, por algum motivo, você precisar de mais tempo para se recuperar de casamento ou para resolver questões relacionadas, você pode discutir isso com seus empregadores. Eles podem permitir que você tire dias de férias ou até mesmo realizar um acordo para um período de licença não remunerada.

Lembre-se sempre de que é importante que você planeje adequadamente antes de tirar a licença casamento. Além disso, não hesite em conversar com o seu empregador para obter o tempo que você precisa, caso precisar. Com planejamento e comunicação, você poderá desfrutar do seu casamento sem se preocupar com o trabalho.


Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.