Gestão

Experiência do colaborador: como criar uma cultura organizacional forte?

Vejamos como a experiência do colaborador na empresa poderá criar uma cultura organizacional resistente e duradoura.

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Employee experience nas empresas

30 de abril, 2024

Cada vez mais, a experiência do colaborador determina a produtividade do negócio, assim como a experiência do cliente decide sobre os lucros.

Se você quer uma força de trabalho realmente engajada e com desempenho máximo, é melhor que essa experiência seja inesquecível. Afinal, as percepções dos colaboradores dizem muito sobre a sua empresa e sobre a capacidade de atrair e reter grandes talentos.

A ideia do employee experience abrange mais coisas do que o ambiente de trabalho propriamente dito, envolve tópicos como o desenvolvimento profissional, clareza na comunicação e o comprometimento da melhoria contínua em relação aos sentimentos envolvendo as pessoas e a empresa. 

No artigo de hoje, você vai descobrir o que é exatamente essa experiência e como colocá-la em prática.

Qual é a experiência do colaborador?

Com toda a certeza, a experiência do colaborador engloba toda sua jornada na empresa, desde o processo de recrutamento e onboarding até o término do vínculo empregatício.

Esta experiência é formada por diversos fatores, tais como o ambiente de trabalho, as oportunidades de crescimento profissional, a comunicação transparente com lideranças e a valorização pessoal.

Por isso, a experiência do colaborador ou employee experience passou a ser uma tendência para construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Isso acaba afetando diretamente a retenção de talentos, a eficiência organizacional e a reputação da marca empregadora.

Qual é a importância da experiência do colaborador na empresa?

Em um mundo corporativo onde a concorrência é acirrada e a busca por inovação constante, um aspecto muito subestimado pode ser o verdadeiro diferencial para o crescimento e a sustentabilidade das empresas: a experiência do funcionário.

A forma como os colaboradores percebem e interagem com seu ambiente de trabalho tem uma grande importância, não somente em sua produtividade e satisfação, mas também na qualidade do serviço ou produto que a empresa oferece.

Primeiro, os colaboradores devem traçar o que desejam para suas carreiras profissionais, elencando as principais preferências, motivações, intenções e atitudes que precisam ser tomadas para alcançar seus objetivos. 

Nesse sentido, o profissional a frente da gestão de pessoas precisa entender esses anseios, e, na medida do possível, promover opções de crescimento para esse profissional para assim, gerar valor para ele e para a empresa como um todo.

Cada vez mais, essa experiência do colaborador auxilia na produtividade da empresa, bem como contribui para potencializar o conceito do employer branding, que é a reputação da empresa como marca empregadora perante o colaborador. Veja alguns impactos positivos do fortalecimento dessa experiência positiva do colaborador:

Melhora no desempenho

Quando a experiência do colaborador é positiva, ele é capaz de aumentar seus esforços em equipe, desse modo aumentando significativamente seu desempenho. Isso se torna um processo natural, pois colaboradores satisfeitos são capazes de produzir mais.

Fidelidade à empresa

Quando os colaboradores se sentem valorizados, de fato, as chances de saírem da empresa por outras propostas são muito pequenas. Em meio a experiências favoráveis, os colaboradores estão dispostos a ficar na empresa e permanecer por mais tempo, reduzindo o turnover.

Se você quer uma força de trabalho realmente engajada e com um alto nível de desempenho, é melhor que as experiências de seus funcionários sejam incríveis. Afinal, as percepções dos colaborares dizem muito sobre a empresa.

Papel do Recursos Humanos para melhorar a experiência do colaborador

O setor de RH é responsável por manter a relação entre colaborador e empresa cada vez mais próxima.

Construir uma experiência positiva do trabalhador, com toda a certeza, é o papel principal dos profissionais de recursos humanos, que devem promover ações que fortaleçam a sensação de pertencimento e que promovam um clima organizacional positivo.

A seguir, confira algumas dicas de práticas que a área de RH pode tomar para melhorar a jornada do colaborador!

Oferta de benefícios

Um dos itens que influenciam a experiência do colaborador é o conjunto de benefícios que a empresa oferece.

Investir em uma comunicação interna transparente

Ter uma boa comunicação interna e comunicar de forma clara os planos estratégicos do negócio, os desafios que enfrentam e a situação atual da empresa.

Proporcionar flexibilidade

Talvez o fator mais importante para a construção da experiência do colaborador. Atualmente, os trabalhadores buscam por flexibilidade para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Investir na diversidade

 Aqui não apenas as habilidades profissionais são consideradas na contratação de um novo colaborador, mas também tudo o que aquele cidadão como ser humano pode acrescentar de conhecimento e experiência.

Capacitar os colaboradores

Além das atividades desenvolvidas na própria empresa, faça por exemplo, parcerias com instituições de ensino para oferecer descontos em pós-graduação, MBA e cursos livres.

Criar um ambiente de trabalho agradável

Com efeito, criar um ambiente de trabalho agradável, onde o profissional tenha um espaço adequado trabalhar, um local adequado para os momentos de descanso e espaços que promovam a integração das equipes, entre outras ações.

Estratégias para que RH otimize a employee experience

Podemos afirmar que todas as estratégias e ações que envolvem o employee experience estão ligadas ao ambiente de trabalho. Sendo assim, vejamos abaixo com um pouco de detalhe cada um deles.

Ambiente físico

Trata-se das condições oferecidas pelo local de trabalho. O ambiente físico ideal deve transmitir segurança e conforto para os funcionários, independente do modelo de trabalho adotado. Em contrapartida, aqui entram espaços arejados, locais para alimentação, áreas de descompressão e outros modelos de assistência que demonstram o cuidado com a saúde dos profissionais.

Ambiente cultural

Diz respeito ao alinhamento com a cultura organizacional. Para a gestão de pessoas, esse processo começa a partir do workforce planning. Onde desde a fase de recrutamento são feitas ações para identificar pessoas que se identifiquem com os propósitos da empresa.

Enfim, para isso, é preciso que a organização realize esforços para transmitir seus valores institucionais para os profissionais de forma transparente e inclusiva.

Ambiente tecnológico

São incluídas nessa categoria os equipamentos e ferramentas automatizadas. Por exemplo, suporte técnico para a realização das operações e canais de comunicação integrados que facilitam a interação entre as equipes.

Criar uma experiência do colaborador forte não é tão difícil assim, não é mesmo? Ainda mais agora que você acabou de ler este artigo e já sabe de todos os detalhes!


O software que capacita sua equipe a aproveitar seus talentos