Gestão

Gestão de equipes: dicas para uma boa liderança e colaboração

Vejamos algumas dicas para uma boa liderança e colaboração utilizando uma gestão de equipes altamente qualificada para sua equipe.

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Gestão de equipes nas empresas

30 de abril, 2024

Nesta nossa conversa de hoje, veremos o que faz uma boa gestão de equipes, algumas dicas valiosas para a melhoria dessa gestão e como um software de RH conseguirá otimizar este trabalho.

Continue conosco, e saiba sobre tudo isso, e muito mais!

O que faz a gestão de equipes?

A gestão de equipes se refere a um conjunto de práticas adotadas por líderes e gestores de equipes para assegurar o bom desempenho dos colaboradores. Essas práticas têm como foco melhorar a produtividade e performance dos funcionários, já que isso se reflete nos resultados alcançados pelo time.

Para que você consiga fazer uma boa gestão de equipes, será necessário aprimorar certas habilidades que envolvem inteligência emocional. Além de desenvolver soft skills, o uso de ferramentas de gestão de tarefas pode tornar a rotina de trabalho da equipe muito mais produtiva e clara.

sesame hr logo

Melhore os resultados de seus funcionários e de seu negócio da Sesame RH

Elimine tarefas mecânicas, economize tempo e aumente a produtividade. A inteligência de negócios para seus Recursos Humanos que transforma a experiência de sua equipe.

Dicas para melhorar a gestão de equipes nas empresas?

Vejamos agora algumas dicas essenciais para quem deseja melhorar o desempenho da gestão de equipe na empresa. E, acima de tudo, manter um bom relacionamento com o time e garantir o engajamento de todos os colaboradores nas metas coletivas e individuais.

Conheça sua equipe

Para que um líder desenvolva uma relação de confiança com o seu time é preciso entender quais são as experiências profissionais, interesses e até mesmo os hobbies de cada um de seus liderados.

Essa interação não pode ser apenas no início do seu papel na gestão, é preciso manter esse relacionamento e interesse mútuo sempre. Isso deve acontecer seja ao planejar o plano de carreira de cada um, ações para desenvolver o potencial, ou até mesmo formas de como ser promovido.

Conseguir tratar as desigualdades

Um líder deve estar sempre preparado para encontrar um time diverso, desde situações de vida distintas, bagagens culturais, opiniões e formas de trabalhar que são diferentes. Porém, o segredo está em conseguir organizar esse time de forma harmoniosa e mantê-lo trabalhando em equipe com firmeza e disposição, e assim, adquirir novas experiências a cada desafio apresentado.

Possibilitar o engajamento

Podemos, com certeza, afirmar que uma equipe produtiva é aquela capaz de solucionar problemas e desafios com agilidade e de forma colaborativa. Essa equipe necessita também, desenvolver suas habilidades pessoais durante o processo. Porém, para manter esse desempenho, é preciso promover o engajamento e saber como motivar sua equipe sempre que necessário.

Envolvimento da equipe

Com o propósito de manter a equipe engajada com os projetos, é preciso que ela se envolva durante todo o processo, desde o planejamento até a execução, e não só no recebimento de demandas e tarefas.

Essa prática também pode ser implementada com a promoção de atividades de team-building, happy hours ou eventos que não necessariamente são ligados ao trabalho

Ofertar feedbacks constantes

Conserve as suas expectativas alinhadas de acordo com os colaboradores e entenda também o que esperam e desejam de você como líder. Com esse planejamento em mãos, depois de observar e monitorar o desempenho de cada um durante os projetos, ofereça feedback pontual e recorrente.

Dessa forma, você garante que cada colaborador saiba o próprio potencial, bem como os pontos a desenvolver em cada projeto, ou em situações específicas.

Invista e promova treinamento

Para que você invista em produtividade e agilidade, uma boa maneira é capacitar a sua equipe. Por isso, oferecer treinamentos recorrentes é uma boa opção para manter o time engajado e desenvolver o potencial de todos.

Para isso, você pode realizar uma pesquisa interna e entender que tipo de treinamento o do time está buscando, além de sugerir alguns treinamentos que fazem sentido de acordo com a sua visão estratégica.

Manter um time engajado e motivado, fazer o planejamento das atividades, oferecer feedbacks e manter um bom clima organizacional são tarefas essenciais da rotina de um bom gestor.

Como o software de RH pode otimizar a gestão de equipes?

Um sistema de RH oferece uma série de vantagens que impactam positivamente a gestão de equipe e o desempenho organizacional. Assim sendo, aqui estão algumas dessas vantagens.

Eficiência operacional

O software de Recursos Humanos automatiza processos burocráticos, tais como a gestão de folha de pagamento, admissões e demissões, resultando em maior eficiência operacional e redução de erros.

Transparência e acesso a informações

Colaboradores e gestores têm acesso fácil a informações relevantes, como por exemplo, registros de ponto, holerites e políticas internas, promovendo transparência e autonomia.

Conformidade legal

Auxiliam na conformidade com regulamentações trabalhistas e previdenciárias, automatizando cálculos e assegurando que a empresa esteja conforme as leis vigentes.

Gestão estratégica de pessoas

Funcionalidades como avaliação de desempenho, métricas e indicadores, em resumo, permitem uma gestão mais estratégica do capital humano. Facilitando a identificação de talentos e áreas de desenvolvimento.

Redução de custos

A automação de processos, a minimização de erros e a otimização do tempo, com toda a certeza, resultam em uma redução significativa de custos operacionais para a empresa.

Melhoria do clima organizacional

Ferramentas de pesquisa de clima organizacional permitem a coleta de feedbacks, não somente promovendo uma cultura de escuta mas contribuindo para a melhoria do ambiente de trabalho.

Desenvolvimento contínuo

Módulos dedicados ao desenvolvimento profissional e treinamento, sem dúvida, facilitam a criação de planos de crescimento individual, contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

Acesso remoto e mobilidade

A disponibilidade de sistemas baseados em nuvem possibilita o acesso remoto. Facilitando assim a gestão de RH para empresas com equipes distribuídas ou em modelos de trabalho flexíveis.

Em resumo, percebemos que gerir equipes não é uma tarefa tão simples assim, afinal de contas, é preciso dedicar tempo e desenvolvimento de algumas aptidões.

Mas, com certeza nada do que você, com certeza, não consiga fazer após ler todas essas dicas, não é mesmo?


O software que capacita sua equipe a aproveitar seus talentos