Controle de ponto

Máquina de ponto eletrônico: leve sua empresa para o futuro!

Veja como a máquina de ponto eletrônico pode otimizar o RH, gerar satisfação dos funcionários e alavancar os negócios da sua empresa!

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

Máquina de ponto eletrônico

16 de abril, 2025

Por muito tempo, a máquina de ponto eletrônico foi sinônimo de um equipamento físico instalado na parede usado exclusivamente para registrar a entrada e saída dos colaboradores. Mas os tempos mudaram, e o controle de jornada também evoluiu.

Hoje, o termo máquina de ponto eletrônico também abrange soluções digitais e completas, como os sistemas de controle de ponto online, que automatizam registros, oferecem mobilidade e trazem segurança jurídica tanto para empresas quanto para funcionários.

Neste artigo, vamos explorar como essas tecnologias, do modelo físico aos softwares modernos, estão transformando a gestão de pessoas, trazendo mais precisão, agilidade e conformidade para o RH.

Como funciona a máquina de ponto eletrônico?

O ponto eletrônico, que também pode ser chamado de ponto digital ou online é um sistema informatizado que tem como finalidade registrar os horários de trabalho dos funcionários.

Esses registros podem ser marcados por biometria, cartão de ponto, senha ou, até mesmo, nos aparelhos mais modernos por biometria facial.

Atualmente, o mercado oferece uma infinidade de maneiras de acompanhar a vida laboral dos trabalhadores, como, por exemplo os softwares de RH. Estas plataformas, como a Sesame, disponibilizam uma série de serviços que otimizam o trabalho do time de Recursos Humanos. Veja abaixo:

  • Cálculo otimizado de horas trabalhadas, horas extras, adicional noturno e banco de horas;
  • Painel de gestão em tempo real;
  • Adequação à legislação trabalhista;
  • Redução de processos manuais liberando o time de RH para focar em estratégias mais relevantes;
  • Acesso e autonomia para colaboradores.

Além disso, é possível até mesmo integrar o sistema com outros aplicativos, facilitando o registro de ponto pelo WhatsApp.

No caso da máquina de ponto eletrônico, a implementação precisa de um passo prévio: contratar um sistema de ponto eletrônico que, de preferência, ofereça as modalidades de REP-A e REP-P:

REP-A (Alternativo)

É um sistema de controle de ponto online, normalmente em nuvem, acessado via computador, tablet ou smartphone.

  • Dispensa o uso de equipamento físico tradicional.
  • Permite registros por aplicativo, login web, QR Code, biometria facial, entre outros.
  • É ideal para empresas com equipes híbridas ou em home office, por oferecer mais flexibilidade;
  • Precisa do acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho autorizando seu uso.

Softwares como o da Sesame são exemplos de REP-A, oferecendo praticidade, segurança e mobilidade no controle de jornada.

REP-P (Programa)

Trata-se de um software instalado localmente no computador da empresa, que funciona junto com o equipamento REP físico tradicional.

  • Gera os arquivos exigidos por lei (AFD e ACJEF) e é integrado ao relógio de ponto físico.
  • É o modelo mais utilizado em empresas que ainda usam relógios de ponto com impressão de comprovante.
  • Não exige acordo sindical, pois segue o modelo padrão previsto na legislação.

Quais são os tipos de máquinas de ponto eletrônico?

A escolha da máquina de ponto ideal depende do porte da empresa, do perfil dos colaboradores e do nível de controle desejado. Abaixo, listamos os principais modelos disponíveis no mercado, desde os mais tradicionais aos mais modernos.

Máquina de ponto cartográfica ou com cartão de papel

É o modelo mais antigo, no qual o horário é impresso de forma mecânica num cartão de papel.

  • É simples, mas exige conferência manual e oferece pouca segurança.
  • Costuma ser usado apenas por empresas muito pequenas ou com estrutura mais informal.

Máquina de ponto com cartão magnético ou crachá

São versões que exigem que o funcionário insira ou aproxime um cartão na máquina para registrar o ponto. Apesar de mais modernas que o modelo cartográfico, ainda permitem fraudes (como troca de cartões) e não são recomendadas para empresas que precisam de mais controle e segurança.

Máquina de ponto biométrica

Esse tipo de relógio eletrônico exige o uso da impressão digital para registrar o ponto.

  • É considerado muito mais seguro, pois reduz fraudes.
  • É amplamente aceito no mercado.
  • Os dados podem ser integrados a sistemas de gestão, o que facilita o trabalho do RH.

Sistema de controle de ponto digital ou máquina de ponto online

São os modelos mais modernos do mercado e deixaram os equipamentos físicos para trás. Veja o que ele pode oferecer:

  • Funciona diretamente no computador, tablet ou celular do colaborador e é ideal para empresas com times híbridos, para monitorar home office ou equipes externas.
  • Nesse modelo, o registro é feito por login seguro, reconhecimento facial, geolocalização ou QR code, dependendo da plataforma escolhida.
  • Se apresenta em formato de software, a exemplo do Sesame, e apresenta integração com aplicativos e relatórios otimizados em tempo real.

O que diz a CLT sobre a máquina de ponto eletrônico?

Algumas pessoas, ainda hoje, questionam a obrigatoriedade do controle de ponto e perguntam se isto está na lei. E a resposta é sim!

Regulamentado pela Portaria 1510/2009, o registro de ponto busca promover segurança para empregados e empregadores, registrando todos os horários de entrada, saída, atrasos, intervalo e horas extras. A obrigatoriedade do controle de ponto contribui para que os direitos e pagamentos sejam executados de forma correta e pontual.

Outro ponto favorável é que  as normas exigidas pela Portaria, asseguram que não haja violação ou adulteração no registro de horas através de intervenções humanas na marcação de ponto.

Benefícios do uso da máquina de ponto eletrônico nas empresas

Escolher uma boa máquina para registrar o horário dos colaboradores faz a diferença na rotina de uma empresa. Observe:

  • Mais transparência, já que o registro automático da jornada reduz falhas humanas e fortalece a confiança entre RH e colaboradores.
  • Redução de custos, uma vez que elimina gastos com papel e bobinas térmicas e diminui a necessidade de equipe dedicada ao controle manual.
  • Segurança jurídica, pois a geração de recibos e histórico arquivado conforme a lei, por 5 anos.
  • Disciplina e rotina padronizada, já que estimula o hábito de registro por toda a equipe e traz mais organização ao dia a dia da empresa.
  • Controle eficaz do banco de horas, com maior precisão nos cálculos de horas extras e adicionais e o monitoramento da jornada real de cada colaborador.
  • Redução de ações trabalhistas, pois minimiza erros que causam passivos permitindo a rápida correção com base em dados confiáveis.

Após conhecer todos estes detalhes, você já percebeu que adotar uma máquina de ponto eletrônico é uma ação imprescindível se o objetivo for levar a sua empresa para outro patamar.

E se você busca uma solução prática, digital e acessível, vale conhecer opções modernas, como os softwares de RH. A Sesame, por exemplo oferece uma versão gratuita por alguns dias para você ver todos estes benefícios de perto.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (69 votos)
Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


A maneira mais completa de monitorar e registrar o tempo e a presença na sua empresa.