Controle de ponto
Registro de ponto por geolocalização: amplie as possibilidades para equipes remotas
Saiba como o registro de ponto por geolocalização consegue ampliar as possibilidades para as equipes que trabalham remotamente.
Controle de ponto
Saiba como o registro de ponto por geolocalização consegue ampliar as possibilidades para as equipes que trabalham remotamente.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
14 de abril, 2025
Hoje, o trabalho já não cabe mais entre quatro paredes. Existem diversas modalidades que rompem os limites do escritório tradicional — equipes remotas, híbridas e, especialmente, aquelas que estão sempre em movimento, atuando onde o cliente está.
Para o gestor, acompanhar essa dinâmica pode ser um desafio. Não se trata apenas de confiança ou autonomia, mas também de segurança. Saber onde a equipe está, em tempo real, é essencial quando esses profissionais estão nas ruas, dedicando-se ao que realmente move a empresa: o trabalho em campo.
É aí que entra o registro de ponto por geolocalização, um método inovador, moderno e que transforma a maneira como as pessoas registram o ponto, facilitando o sistema de controle de ponto.
O sistema de controle de ponto eletrônico por geolocalização é uma ferramenta que chegou para revolucionar a forma como os colaboradores registram o ponto. A entrada e saída do expediente podem ser marcadas de qualquer localidade, seja em uma área delimitada pela empresa ou no trabalho em home office.
A utilização desta ferramenta só é possível devido à tecnologia do Global Positioning System (GPS), que permite que o colaborador faça o registro do seu expediente diretamente do próprio aparelho celular, ainda que não tenha acesso à internet. Dessa forma, o gestor tem controle de onde os colaboradores estão realizando as marcações de ponto e pode acessar estes dados do lugar em que estiver.
A principal vantagem de usar o ponto por geolocalização é acompanhar a carga horária dos colaboradores de maneira mais otimizada. Veja outros pontos positivos de optar por este modelo de registro de ponto:
É possível pré-definir a localização do ponto de trabalho de maneira individualizada, através de cadastros dos endereços residenciais de cada funcionário.
O sistema com controle de ponto por geolocalização funciona mesmo sem ter acesso à internet. Isso porque ele registra todas as informações internamente.
No Brasil, existem alguns softwares especializados em gestão de RH que oferecem o serviço de geolocalização para o registro de ponto. Entre os mais confiáveis está o software de RH Sesame.
O programa prevê o uso dessa ferramenta e, ainda oferece diversas outras possibilidades, como, por exemplo:
Ele também prevê o lançamento de dados que podem ser acompanhados em tempo real pela equipe e pelos gestores, além de entregar relatórios detalhados ao departamento de RH, otimizando o tempo gasto para executar estas tarefas. Basta ter um telefone móvel, tablet ou computador para utilizar a plataforma.
O Sesame oferece uma versão gratuita para usar por alguns dias. Isso é ótimo para descobrir se o registro de ponto por geolocalização funciona para sua empresa.
Opções não faltam para quem deseja ter um sistema que vá junto à equipe, quando ela estiver na rua. O registro de ponto com geolocalização é uma forma simples, eficaz e segura de acompanhar jornadas, reduzir fraudes e otimizar a gestão de pessoas em movimento.
Uma ação perfeita para quem deseja tornar o departamento de Recursos Humanos mais estratégico, e menos operacional!
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.