Controle de ponto

Qual é o papel da biometria facial no controle de ponto?

Hoje saberemos com maiores detalhes qual é o papel da biometria facial na gestão de horários, seu funcionamento e benefícios.

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

biometria facial

17 de abril, 2025

A biometria facial é uma solução moderna para melhorar o sistema de controle de ponto da empresa e garantir a gestão precisa da jornada de trabalho dos colaboradores.

É uma tecnologia que garante praticidade para todos, desde o registro em si, já que não gera tumulto para a marcação do ponto em um relógio convencional, à segurança, uma vez que atesta a identidade de cada funcionário. Isso evita fraudes e marcações indevidas.

O equipamento é autossuficiente e não requer manutenções preventivas e rotineiras, oferecendo ainda o plus de ter um menor custo de manutenção.

Com essas facilidades apresentadas, fica muito mais fácil controlar a gestão de horários.

Como é feita a biometria facial?

Em linhas gerais, a biometria facial é uma tecnologia de reconhecimento do rosto que permite, dessa forma, a verificação e autenticação das pessoas.

É uma tecnologia que utiliza algoritmos de inteligência artificial para comparar as características únicas do rosto de cada pessoa com uma imagem armazenada num banco de dados. Observe como acontece o processo:

  • Primeiro, a imagem do rosto é capturada através de uma câmera especializada.
  • Em seguida, ela é comparada com uma imagem de referência previamente armazenada, que é geralmente capturada durante o processo de cadastro.
  • A comparação considera dados faciais como geometria 3D, proporções e textura da pele.

Como funciona a biometria facial para o controle de ponto?

A biometria facial para o controle de ponto é um instrumento que facilita a vida da empresa, pois serve para diversos requisitos. Veja abaixo:

Segurança e controle de acesso

É um dos sistemas mais seguros para realizar o controle de acesso. Por isso, é o preferido em empresas que lidam com dados sensíveis ou informações sigilosas, por exemplo.

Autenticação em dispositivos

Alguns smartphones e dispositivos móveis possuem sistemas de desbloqueio baseados na biometria facial.

  • Isso permite que os usuários desbloqueiem seus dispositivos simplesmente olhando para a câmera, oferecendo maior conveniência e segurança em relação às senhas.
  • É utilizado em alguns softwares de RH, a exemplo do Sesame. O recurso integra funcionalidades com outros aplicativos, possibilitando o registro de ponto pelo WhatsApp.

Verificação de identidade

A biometria facial é tão segura, que é o sistema adotado para verificação de identidade em aeroportos, fronteiras e controles de imigração. Por isso, é um procedimento extremamente seguro para controlar o acesso dos colaboradores à empresa.

Prevenção de fraudes

É um procedimento que evita a falsificação de identidade e, por isso, é o mais indicado para transações financeiras, a exemplo de autenticação de pagamentos e retiradas de caixas eletrônicos.

No caso das empresas, promove uma maior segurança no sistema de controle de entrada e saída dos funcionários, já que não há como ser violado.

Acompanhamento simultâneo

Não é necessário aguardar até vários dias para conferir a assiduidade ou os atrasos dos funcionários. Dessa maneira, contando com a biometria facial no controle de ponto, os gestores e o departamento pessoal podem acompanhar esses números a qualquer momento.

Modernização da cultura organizacional

Todas as inovações que simplificam e abrem espaço para a estratégia no trabalho, por exemplo, devem estar presentes na sua cultura organizacional.

  • É um trabalho que deve ser feito em conjunto e investindo num sistema de comunicação interna. Assim, os colaboradores entenderão os benefícios da tecnologia e irão aceitá-la.
  • A dica é criar campanhas e realizar treinamentos que mostrem os pontos positivos para a rotina da equipe.

A lei permite a biometria facial?

A Portaria 671, também conhecida como a “Lei do Ponto Eletrônico”, certamente, é a responsável por gerenciar as disposições referentes ao registro de ponto e ao controle da jornada de trabalho.

  • A categoria REP-P foi a grande novidade trazida pela Portaria 671, é justamente ela que cita sobre a legalidade do controle de ponto facial.
  • O software deve ser registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como um programa desenvolvido para o registro de ponto.
  • Compatibilidade com as normas trabalhistas.
  • A CLT em seu artigo 74 prevê a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, e isso inclui a biometria facial.

Ponderando todos os pontos citados neste artigo, deu para perceber que a biometria facial é uma solução moderna, segura e eficiente para controle de ponto e identificação em ambientes corporativos.

Além de reduzir fraudes e otimizar processos, ela melhora a experiência tanto de colaboradores quanto de gestores. Por isso, se a sua empresa busca inovação com confiabilidade, vale a pena experimentar.

Algumas plataformas, como a Sesame RH, oferecem versões para teste gratuito para usar por alguns dias. É uma ótima oportunidade para descobrir se a tecnologia é ou não útil à sua empresa!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (82 votos)
Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


A maneira mais completa de monitorar e registrar o tempo e a presença na sua empresa.