Controle de ponto

Controle de ponto home office: eficiência na gestão remota

Saiba como o controle de ponto home office trás eficiência na gestão de trabalho remoto dos colaboradores de sua empresa.

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

controle de ponto home office

14 de abril, 2025

O controle de ponto no home office desempenha um papel fundamental na eficiência da gestão remota porque proporciona uma maneira transparente e confiável de monitorar as horas trabalhadas pelos funcionários. Com isso, garante que as políticas de jornada de trabalho sejam respeitadas e que os colaboradores sejam devidamente remunerados pelo tempo dedicado às suas atividades dentro da empresa.

Além disso, no caso do trabalho remoto, um sistema de controle de ponto eficaz promove a responsabilidade e a disciplina dos funcionários, incentivando-os a manter uma rotina de trabalho consistente e a cumprir os horários estabelecidos para suas atividades laborais.

Como controlar o ponto em home office?

Existem várias opções disponíveis no mercado, quando o assunto é controle do ponto em home office. Observe a seguir:

Softwares de controle de ponto

São ferramentas digitais especialmente desenvolvidas para esse fim. Entre as mais utilizadas, destaca-se o sistema de controle de ponto online, onde os funcionários podem registrar as entradas, pausas e saídas de forma remota. Além disso, o sistema também pode gerar relatórios gerenciais sobre a jornada de trabalho dos funcionários.

Um bom exemplo é o software de Recursos Humanos Sesame que oferece, além dessas funcionalidades, a possibilidade dos colaboradores acompanharem o seu próprio tempo de trabalho com precisão.

Outro diferencial da ferramenta é a integração com diversos aplicativos, facilitando, por exemplo, o registro de ponto por Whatsapp.

Neste caso, é utilizada a geolocalização, captura de foto e reconhecimento facial. O processo leva menos de 30 segundos e garante o registro de entrada, saída e pausas.

Depois, de maneira automática, esses registros são mandados para um sistema central, onde são armazenados.

Planilhas compartilhadas

Outra alternativa é o uso de planilhas compartilhadas, onde os funcionários podem registrar manualmente as horas de trabalho. Essas planilhas podem ser acessadas e atualizadas por todos os membros da equipe.

Transparência e políticas claras

É importante estabelecer políticas claras desde o início do contrato com o colaborador em relação ao controle de ponto em home office. Para isso, invista em comunicação interna e não deixe de informar:

  • Horários de trabalho;
  • Intervalos de descanso;
  • Procedimentos necessários para registro de horas extras.

Verificações regulares

Seja qual for a escolha do sistema para registro de ponto, é recomendável realizar verificações regulares e oferecer suporte e orientação aos funcionários.

Quais são os melhores sistemas de controle de ponto home office?

Atualmente, existem muitos sistemas de controle de ponto voltados ao home office.

Um dos que mais se destacam é o Sesame RH, já citado anteriormente. A plataforma é considerada uma das completas do mercado, oferecendo marcação de ponto em home office, tem fácil acesso, conformidade com as regulamentações trabalhistas, redução de erros e custos operacionais.

Outro ponto positivo é que o software permite o uso gratuito por alguns dias, mediante cadastro neste link da versão demo.

Além do Sesame RH, veja outras opções:

  • Ponto Secullum: aplicativo para Tablets e Smartphones para quem procura otimizar o controle de ponto com um baixo investimento;
  • iFood RH: pacote de ferramentas voltadas para o dia a dia do RH;
  • Ponto Icarus: facilita o acompanhamento de colaboradores que trabalham em diferentes locais;
  • Henry super fácil: ideal para todos os portes e segmentos de empresas que necessitam de uma solução de ponto automatizada.

O que diz a CLT sobre o controle de ponto home office?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não aborda diretamente o controle de ponto específico para o home office. O motivo é que ela foi promulgada em 1943, muito antes da popularização do trabalho remoto. No entanto, alguns princípios e diretrizes presentes na CLT podem ser aplicados ao contexto do trabalho em casa. Entre eles, destacam-se:

  • Jornada: não pode exceder o limite máximo de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Existe, porém, a possibilidade de horas extras mediante acordo ou convenção coletiva.
  • Ferramentas de Trabalho: a CLT prevê que o empregador é responsável por fornecer as ferramentas necessárias para o trabalho. Isso pode incluir sistemas de controle de ponto adequados ao ambiente remoto.

Trabalhar de casa já é a realidade de muitas empresas e a tecnologia permitiu que o controle de ponto também acompanhasse essa transformação.

Sendo assim, com as ferramentas certas, políticas bem definidas e atenção à legislação, a gestão remota pode ser tão eficiente quanto a do escritório. Afinal, controlar o tempo é, também, uma forma de valorizar o trabalho!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
4 estrelas (64 votos)
Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


A maneira mais completa de monitorar e registrar o tempo e a presença na sua empresa.