Controle de ponto

Registro de ponto por geolocalização: amplie as possibilidades para equipes remotas

Saiba como o registro de ponto por geolocalização consegue ampliar as possibilidades para as equipes que trabalham remotamente.

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

Ponto por geolocalização

14 de abril, 2025

Hoje, o trabalho já não cabe mais entre quatro paredes. Existem diversas modalidades que rompem os limites do escritório tradicional — equipes remotas, híbridas e, especialmente, aquelas que estão sempre em movimento, atuando onde o cliente está.

Para o gestor, acompanhar essa dinâmica pode ser um desafio. Não se trata apenas de confiança ou autonomia, mas também de segurança. Saber onde a equipe está, em tempo real, é essencial quando esses profissionais estão nas ruas, dedicando-se ao que realmente move a empresa: o trabalho em campo.

É aí que entra o registro de ponto por geolocalização, um método inovador, moderno e que transforma a maneira como as pessoas registram o ponto, facilitando o sistema de controle de ponto.

Como funciona o ponto por geolocalização?

O sistema de controle de ponto eletrônico por geolocalização é uma ferramenta que chegou para revolucionar a forma como os colaboradores registram o ponto. A entrada e saída do expediente podem ser marcadas de qualquer localidade, seja em uma área delimitada pela empresa ou no trabalho em home office.

A utilização desta ferramenta só é possível devido à tecnologia do Global Positioning System (GPS), que permite que o colaborador faça o registro do seu expediente diretamente do próprio aparelho celular, ainda que não tenha acesso à internet. Dessa forma, o gestor tem controle de onde os colaboradores estão realizando as marcações de ponto e pode acessar estes dados do lugar em que estiver.

Quais são as vantagens de usar o ponto por geolocalização?

A principal vantagem de usar o ponto por geolocalização é acompanhar a carga horária dos colaboradores de maneira mais otimizada. Veja outros pontos positivos de optar por este modelo de registro de ponto:

Definição dos locais de trabalho

É possível pré-definir a localização do ponto de trabalho de maneira individualizada, através de cadastros dos endereços residenciais de cada funcionário.

  • Isso ajuda a manter a segurança dos dados da empresa. Assim, é possível registrar essa localização, autorizando que as marcações sejam feitas a partir deste endereço.
  • É possível, ainda, registrar coworkings e escritórios externos, por exemplo. Dessa forma, o próprio sistema reconhece se o colaborador está em casa ou em outro endereço previamente cadastrado.
  • Outra facilidade é que o gestor pode emitir uma autorização, no próprio aplicativo, permitindo a marcação de ponto de um local não cadastrado para os profissionais que realizam constantes viagens a trabalho.

Marcação de ponto online e offline  

O sistema com controle de ponto por geolocalização funciona mesmo sem ter acesso à internet. Isso porque ele registra todas as informações internamente.

  • Dessa forma, quando conectado à rede, o software envia os registros para a base de dados do RH.
  • Assim, é possível reduzir as chances de perda de dados, além de minimizar os riscos de fraudes e erros nas marcações.

Veja mais pontos positivos do uso do registro de ponto por geolocalização

  • Efetua o registro correto de todas as horas extras;
  • Diminui atrasos e faltas das equipes remotas.
  • Cumpre os requisitos da legislação trabalhista;
  • Administra de maneira inteligente todas as rotas de trabalho quando as equipes são externas;
  • Realiza o gerenciamento transparente e eficiente das jornadas de trabalho;
  • Transmite mais segurança, transparência e confiabilidade;
  • Avaliação das marcações realizadas fora do parâmetro de geolocalização;
  • Configuração do insight para enviar o e-mail de alerta de Marcações Fora da Cerca.
  • Notificações diárias com os dados dos colaboradores que realizaram marcação de ponto fora do perímetro da cerca virtual.

Softwares especializados em registro de ponto por geolocalização

No Brasil, existem alguns softwares especializados em gestão de RH que oferecem o serviço de geolocalização para o registro de ponto. Entre os mais confiáveis está o software de RH Sesame.

O programa prevê o uso dessa ferramenta e, ainda oferece diversas outras possibilidades, como, por exemplo:

  • Gestão de turnos;
  • Férias e ausências;
  • Banco de horas;
  • Comunicação interna;
  • Recrutamento.
  • Integração com aplicativos. Um exemplo é a possibilidade de registro de ponto por WhatsApp.

Ele também prevê o lançamento de dados que podem ser acompanhados em tempo real pela equipe e pelos gestores, além de entregar relatórios detalhados ao departamento de RH, otimizando o tempo gasto para executar estas tarefas. Basta ter um telefone móvel, tablet ou computador para utilizar a plataforma.

O Sesame oferece uma versão gratuita para usar por alguns dias. Isso é ótimo para descobrir se o registro de ponto por geolocalização funciona para sua empresa.

Opções não faltam para quem deseja ter um sistema que vá junto à equipe, quando ela estiver na rua. O registro de ponto com geolocalização é uma forma simples, eficaz e segura de acompanhar jornadas, reduzir fraudes e otimizar a gestão de pessoas em movimento.

Uma ação perfeita para quem deseja tornar o departamento de Recursos Humanos mais estratégico, e menos operacional!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (53 votos)
Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


A maneira mais completa de monitorar e registrar o tempo e a presença na sua empresa.