Controle de ponto
Guia definitivo do relógio de ponto
Aprenda tudo sobre o relógio de ponto! Saiba o que é, quais tipos existem e como funciona cada um. Escolha o melhor para a sua empresa!
Controle de ponto
Aprenda tudo sobre o relógio de ponto! Saiba o que é, quais tipos existem e como funciona cada um. Escolha o melhor para a sua empresa!
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
14 de abril, 2025
Todos os gestores sabem da importância de realizar o controle de ponto dos funcionários. O desafio surge quando, com o avanço da tecnologia, novos modelos de registro de ponto entram em cena, e, com eles, a dúvida sobre qual sistema é o mais adequado.
A crescente adesão ao home office e aos modelos híbridos de trabalho também trouxe à tona novas questões sobre como acompanhar a jornada de equipes que já não estão fisicamente no escritório.
Este artigo foi criado para esclarecer todos os pontos essenciais sobre o relógio de ponto, desde a sua importância para a gestão e conformidade legal às soluções mais modernas disponíveis em formato de software.
Para uma empresa funcionar com os motores em potência máxima, suas equipes devem estar alinhadas e produzindo de forma eficiente.
Quando os horários são registrados de forma precisa e confiável, é possível identificar padrões de produtividade, mapear gargalos e entender melhor o ritmo de trabalho de cada setor.
Esse acompanhamento permite ajustar processos, redistribuir demandas e equilibrar cargas de trabalho, promovendo uma atuação mais alinhada aos objetivos do negócio.
Além disso, o controle de ponto contribui para uma gestão mais justa e transparente, fator decisivo para o engajamento e a motivação dos times. Equipes que sabem que seu tempo está sendo valorizado tendem a ser mais organizadas, comprometidas e produtivas.
Ao monitorar a jornada de forma eficiente, a empresa também ganha:
Veja outros pontos importantes para a marcação do ponto dos funcionários:
A lei impõe algumas regras em relação às horas extras. Com o monitoramento adequado é possível realizar o pagamento dessas horas de forma correta.
O monitoramento do ponto faz com que a empresa e o próprio time tenham acesso aos dados de trabalho. Isso gera transparência e confiança.
Tendo todas as informações de forma transparente e confiável, a empresa consegue trabalhar e realizar os pagamentos conforme as regulamentações da CLT, o que evita processos trabalhistas.
Existem vários tipos de relógio de ponto que podem ser escolhidos pelas empresas e são permitidos pela legislação brasileira. Veja os principais:
Esse modelo é mais antigo, porém ainda é comum em algumas empresas menores. Nesse tipo de controle, o funcionário insere seu cartão de ponto no relógio, que irá imprimir o horário.
Como usa papel e um aparato simples de impressão, este é o modelo mais barato. Em contrapartida, é também o menos seguro, já que está suscetível a fraudes.
Nesse tipo de relógio, os funcionários devem utilizar um cartão magnético que, ao aproximá-lo do local indicado no relógio, marcará automaticamente o horário.
Geralmente, esse cartão é o próprio crachá, que possui uma tarja magnética ou código de barras com os dados do funcionário.
Nesta modalidade, o funcionário marca o horario inserindo uma senha no sistema, que é individual e cadastrada previamente.
Esse é um dos modelos de marcação de ponto mais seguros para a empresa. É que ele possibilita completa segurança sobre a identidade de quem está marcando o ponto.
No relógio de ponto biométrico, o funcionário deve usar sua impressão digital ou o próprio rosto para a leitura da biometria facial. Assim, é possível marcar os horários.
Essa é a forma mais avançada de marcação de ponto. Nela, o funcionário pode registrar seus horários de trabalho de qualquer lugar, já que isso é feito pela internet.
O processo pode ser feito pelo notebook, tablet ou smartphone. Alguns sistemas oferecem integração com aplicativos, permitindo, inclusive, fazer o registro de ponto pelo WhatsApp. Veja outras características deste modelo:
Lembre-se de que o controle de ponto deve ajudar na otimização da sua empresa. O ideal é escolher um modelo de relógio de ponto que se encaixe ao orçamento da empresa, ao seu formato e à rotina dos seus funcionários. Isso é fundamental para garantir o sucesso do processo e a eficiência do sistema.
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.