Controle de ponto

Controle de ponto para empresas: gestão de horários simplificada

Veja como fazer uma gestão de horário simplificada usando um sistema de controle ponto para empresas. Acesse e confira.

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Isabel García

HR Consultant

Controle de ponto para empresas Brazil

10 de janeiro, 2024

Imagine cuidar individualmente do horário de cada colaborador? Verificar a que horas chegou, quanto tempo fez de pausa para alimentação, se saiu no horário certo, se fez hora extra? É muito desperdício de tempo, quando se pode ter um controle de ponto para empresas, um software que fará tudo isso automaticamente.

Nosso assunto de hoje é como simplificar, através de um sistema de controle de ponto eficiente, todo o trabalho de gestão de horários dos colaboradores.

Como funciona o controle de ponto para empresas?

O registro de ponto é uma forma de controlar a jornada dos colaboradores através da coleta de dados sobre o tempo que ele permanecem trabalhando. Ao longo do dia, um funcionário faz a marcação de seus horários de entrada, almoço e saída. A essas marcações é dado o nome de registro de ponto.

O sistema de registro de ponto funciona de forma bastante simples, diariamente os funcionários marcam o ponto de acordo com sua jornada de trabalho contratada. Ao final do mês, todos os pontos marcados somam as horas trabalhadas, e dessas horas são retirados os dados para sua folha de pagamento.

Caso ocorra hora extra, atraso ou falta, é por meio do registro de ponto que a empresa terá essa informação, para realizar o pagamento.

Quando a empresa precisa ter controle de ponto?

É no artigo 74 da CLT que é mencionada a necessidade do controle de ponto nas empresas. De acordo com este artigo, todos os estabelecimentos com mais de 20 colaboradores devem obrigatoriamente efetuar a marcação de ponto de seus funcionários. Dessa maneira estarão trabalhando dentro das normas legais.

No entanto, o empregador não é obrigado a escolher apenas o sistema eletrônico, podendo optar pelo modelo manual ou alternativo.

Para que a empresa tenha agilidade e praticidade em suas atividades de RH, atualmente é praticamente impossível não contar com um sistema de ponto digital.

Ele calcula os atrasos, horas extras e demais apontamento que serão necessários para o correto fechamento da folha de ponto e posterior pagamento ao colaborador.

O que diz a Lei da Liberdade Econômica?

A Lei da Liberdade Econômica é resultado de uma medida provisória instituída 2019 que visa desburucratizar os processos na relação entre empregador e funcionário.

A lei permite o exercício das atividades econômicas em qualquer dia e horário, inclusive em feriados. Dessa maneira, não estando sujeitos a cobranças ou encargos adicionais, desde que não atinja o meio ambiente, a regulação condominial e a legislação trabalhista.

O que o departamento jurídico precisa saber sobre a Lei da Liberdade Econômica? Ela complementa e altera a CLT, no que diz respeito ao registro de ponto dos colaboradores. São duas as mudanças principais, vejamos:

  • Agora, apenas empresas com mais de 20 colaboradores são obrigadas a manter o registro do ponto. A legislação anterior considerava a obrigatoriedade já a partir de 10 colaboradores.
  • Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho. Porém, somente desde que haja acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

O “ponto de exceção” permite que sejam registrados apenas os eventos “de exceção” à jornada regular de trabalho. Isto equivale ao registro de horas extras, faltas, licenças e férias, por exemplo. Assim, deixa de ser necessário o registro de toda entrada e saída,

De modo geral, essas mudanças promovem maior flexibilidade no registro das horas trabalhadas.

Como escolher corretamente um sistema de controle de ponto para empresas?

O software de controle de ponto para empresas é uma tecnologia que auxilia gestores e RH no intuito do controle da jornada e fechamento da folha mensalmente.

Afinal, hoje em dia são eles que auxiliam na geração de relatórios precisos, que ajudam na tomada de decisões assertivas. Mas, para isso é importante que o tratamento do ponto seja feito de forma correta e automatizada para evitar possíveis erros humanos.

Esse sistema também ajudará a empresa a cumprir suas obrigações em relação à legislação trabalhista. Dessa forma, o sistema de ponto influencia na segurança jurídica da empresa e no trabalho do RH. Posto que esse setor é responsável por gerenciar a jornada dos funcionários.

Outra vantagem de escolher um bom sistema de controle de ponto é a utilização da ferramenta capaz de automatizar cálculos e gerenciar atividades importantes. Tais atividades seriam férias, banco de horas, licenças médicas e outras formas de afastamento dos funcionários.

Esses benefícios favorecem a gestão do RH, contribuem para tornar o setor mais eficiente e ainda ajudam a evitar disputas trabalhistas.

Diante disso, é possível concluir que escolher um bom sistema de ponto para empresas é essencial. Deste modo, ela garante sua conformidade com a lei e melhora a gestão do RH.

Questionamientos para escolher o melhor software de controle ponto para sua empresa

  • A empresa que desenvolveu o sistema é especializada especificamente em tecnologia para RH?
  • Os serviços que são ofertados atendem diretamente às necessidades dos profissionais de RH da sua empresa?
  • O sistema é simples de ser utilizado por qualquer colaborador e é interativo?
  • Existe um suporte eficiente caso os usuários tenham dúvidas no uso do sistema?
  • A empresa oferece soluções específicas para o segmento em que a sua empresa atua?
  • O equipamento atende às exigências da portaria 671 do Ministério do Trabalho (MTE), que garante que a sua empresa atue em conformidade com a legislação?
  • Possui comunicação com o software de gestão de ponto que permite analisar os registros em tempo real e emitir relatórios precisos diariamente, se necessário?
  • O dispositivo oferece segurança sobre a identificação do funcionário, como no caso do ponto por reconhecimento facial?

Caso a empresa ofereça todos estes diferenciais já é um ponto de partida para uma conversação e um futuro contrato de prestação de serviços. Ademais, um suporte tão importante para a empresa não pode ser escolhido de qualquer maneira, não é mesmo?


A maneira mais completa de monitorar e registrar o tempo e a presença na sua empresa.