Desempenho e produtividade
Software RH para competência e habilidades: como funciona e quando usar
Entenda como conectar competências às metas da empresa com um software de RH completo. Veja quando automatizar o processo e o que avaliar.
Desempenho e produtividade
Entenda como conectar competências às metas da empresa com um software de RH completo. Veja quando automatizar o processo e o que avaliar.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
1 de julho, 2025
A avaliação de desempenho tradicional, baseada apenas em metas genéricas ou percepções de gestores, já não sustenta o crescimento de equipes em um cenário corporativo complexo. O uso de software RH para competência e habilidades tem ganhado força justamente porque entrega mais precisão, clareza e estratégia ao processo. E, principalmente, porque conecta o desempenho às reais necessidades do negócio.
No centro dessa transformação está o software de avaliação de desempenho, que vai além de relatórios estáticos. Ele estrutura competências-chave, compara entregas individuais com critérios objetivos e gera dados que impactam diretamente decisões de desenvolvimento, promoções e até movimentações internas.
A lógica é simples, mas poderosa: mapear quais habilidades realmente importam para cada cargo e acompanhar seu progresso de forma contínua. Cristina Martín, diretora de RH da Sesame destaca que em vez de avaliações subjetivas, entra em cena a gestão orientada por dados e evidências:
“Os softwares de competências ajudam a alinhar as expectativas entre líderes e equipes. Quando o colaborador entende o que é esperado, a performance sobe e os feedbacks fluem com mais naturalidade.”
Segundo a profissional, existem alguns benefícios diretos de estruturar a gestão por competências com tecnologia. Observe:
Um bom exemplo de plataforma que se destaca no mercado brasileiro é o software de RH da Sesame. A marca nasceu com a missão de simplificar a rotina do setor de Recursos Humanos por meio da tecnologia e oferece solução all-in-one.
A plataforma tem diversas funcionalidades, como, por exemplo: controle de ponto digital, gestão de férias e ausências, gestão documental, avaliações de desempenho e feedback, pesquisas de clima organizacional e módulo de comunicação interna. Além disso, possui interação com folha de pagamento e outros aplicativos, permitindo, por exemplo, o registro de ponto via WhatsApp.
Hoje, a Sesame atende empresas em diversos países do mundo. Na América Latina, é possível citar Brasil, México e Chile. Já na Europa, além da Espanha, a empresa opera em países como Itália e Portugal, por exemplo. Nos Estados Unidos, ela também marca presença, ampliando seu alcance global.
Com mais de 300.000 usuários e mais de 10.000 empresas atendidas, a Sesame HR continua a investir em inovação e expansão, buscando adaptar suas soluções às necessidades específicas de cada mercado.
A marca atende pequenas, médias e grandes organizações que buscam otimizar seus processos de forma humanizada e eficiente.
Empresas que atuam com alta rotatividade ou múltiplas unidades já perceberam que planilhas não dão conta de estruturar dados de competência. O mercado evoluiu, e os sistemas de RH passaram a incluir módulos integrados para avaliação, feedback contínuo, gestão por OKRs e desenvolvimento de habilidades.
Bo caso da Sesame, a plataforma oferece ainda:
Muitos gestores adiam a digitalização da gestão de competências por acharem que é algo “só para grandes empresas”. Mas o cenário mudou.
Hoje, startups em expansão e médias empresas em fase de estruturação são, na verdade, as que mais se beneficiam de uma estrutura clara. O segredo é escolher um sistema que tenha tecnologia escalável, para crescer com a empresa.
Avaliações manuais ou baseadas em planilhas são mais comuns do que deveriam, e os impactos podem ser profundos. Quando falta metodologia, dados objetivos e padronização, a empresa compromete não só o desenvolvimento dos talentos, mas também a tomada de decisões estratégicas, como alerta Cristina Martín:
“Sem um processo estruturado, os gestores acabam baseando suas decisões em percepções individuais. Isso gera insegurança nos colaboradores e bloqueia o avanço de quem realmente tem potencial”.
Abaixo, os sinais mais claros de que sua empresa precisa modernizar urgentemente esse processo:
Ao reunir dados estruturados, o software transforma a avaliação de competências em um processo estratégico. Ele revela não apenas quem performa melhor, mas por quê, e o que precisa ser feito para elevar o nível do time.
Cristina Martín reforça, que “hoje, o RH que opera com dados é o que tem lugar na mesa de decisões. E o motivo é que conectar habilidades às metas da empresa, possibilita desenvolver pessoas com foco, fazendo o RH atuar de forma reativa e liderar mudanças com base em análises reais.”
Isso impacta diretamente:
Se a sua empresa busca esse nível de maturidade, contar com uma solução especializada é essencial. O software de RH da Sesame oferece módulos completos para avaliação por competências, integração com trilhas de aprendizado, relatórios avançados e automações que reduzem drasticamente o tempo operacional da equipe de Recursos Humanos.
Você pode testar gratuitamente e ver na prática como a tecnologia pode transformar a gestão de talentos na sua empresa. Conheça as funcionalidades, explore os insights e eleve o desempenho do seu time com mais estratégia.
Como especialista em RH, tenho mais de 10 anos de experiência na gestão de relações trabalhistas, como a coordenação de benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, ajudando a fortalecer a gestão de pessoas.