Leis
Como funciona o Seguro-Desemprego no Brasil em 2025?
Saiba como o seguro desemprego impacta empresas e trabalhadores em 2025 e entenda seu papel estratégico no RH corporativo.
Leis
Saiba como o seguro desemprego impacta empresas e trabalhadores em 2025 e entenda seu papel estratégico no RH corporativo.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
30 de dezembro, 2024
Sabemos que o seguro desemprego é um direito do trabalhador. Mas nem sempre isso foi assim.
Este benefício foi criado em 1986, e passou por diversas mudanças envolvendo sua concessão, prazos para pagamento e quem tem direito de recebê-lo.
Mas ele já passou por diversas reformas e modificações ao longo dos anos. Vejamos a seguir, no decorrer da matéria, como ele se apresenta agora em 2025.
Continue a leitura e saiba em detalhes o que é seguro desemprego e quem tem direito.
Aprenda também a fazer o cálculo e como solicitá-lo, caso necessário.
Vamos lá?
O seguro desemprego foi criado com base no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Esse é um benefício oferecidos pela Previdência Social, portanto, deve ser recebido através da Caixa Econômica Federal.
Podemos afirmar, certamente, que o seguro desemprego é um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros.
Trata-se de um benefício garantido constitucionalmente e tem por finalidade prover assistência financeira temporária a trabalhadores desempregados sem justa causa, e auxiliá-lo na manutenção e na busca de emprego, provendo para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.
E qual é o prazo para solicitar o seguro desemprego? Vejamos abaixo as várias hipóteses para essa solicitação e o tempo de cada uma.
Mas é necessário prestar muita atenção aos prazos, pois se eles não forem respeitados o trabalhador poderá perder o acesso ao benefício.
Atualmente, para realizar o cálculo do seguro-desemprego, siga as regras relacionadas abaixo.
Como vimos no tópico anterior, o valor do Seguro-Desemprego varia de acordo com o salário médio do trabalhador. Além disso, esse cálculo é feito levando em conta os últimos três salários anteriores à demissão.
De acordo com a tabela do ano de 2025, os beneficiários podem receber como parcela do seguro desemprego:
Quem define o número de parcelas, assim como seus respectivos valores, é o Ministério do Trabalho e Previdência.
Portanto, para facilitar o entendimento, descreveremos abaixo as regras que calculam a quantidade de parcelas que o trabalhado tem o direito de receber. Vejamos.
Saiba como solicitar o seguro desemprego online com as valiosas dicas que apresentaremos a seguir.
Em ambas as modalidades, você precisa fornecer dados como por exemplo os números de documentos pessoais e o número do requerimento de Seguro-Desemprego.
A saber, este documento possui 10 dígitos e fica no topo do formulário que a empresa deve entregar no momento da demissão.
Em resumo, infelizmente, enfrentar o desafio de uma demissão é uma realidade que muitos trabalhadores encontram ao longo de suas carreiras. Nesses momentos, com toda a certeza, compreender como funciona e quais as etapas a seguir para receber o seguro desemprego torna-se fundamental para garantir um suporte financeiro temporário durante esse período.