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Como identificar a série da Carteira de Trabalho Digital?

Aprenda como verificar a série da Carteira de Trabalho Digital e compreenda a importância dessa informação para os registros trabalhistas.

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Lukas Letieres

HR Consultant

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11 de dezembro, 2024

Está pronto para desbravar o universo do mundo digital e colocar as suas habilidades em prática? Desvendar o segredo por trás do número de série da Carteira de Trabalho Digital pode ser um desafio, mas com as dicas certas, você conseguirá facilmente. No final, ter esse conhecimento em mãos pode ser extremamente útil.

Desde o 2019, a Portaria nº 1.065 (DOU nº 185 de 24/09/2019), condiciona a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social em meio eletrônico – Carteira de Trabalho Digital.

Como esse sistema é algo dos últimos anos, ainda existem diversas dúvidas sobre o assunto. Hoje tentaremos, através deste artigo, sanar algumas das perguntas principais quanto à identificação da série de sua carteira entre outras perguntas pertinentes ao tema.

O motivo da confusão é bem simples: o número da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) digital é o próprio CPF do cidadão, e não é mais um número diferente como o da carteira em papel de antes.

Por isso, entender o funcionamento desta Carteira de Eletrônica é essencial na atualidade, pois é uma ferramenta que veio para dar comodidade a você. Além disso, conhecer o número de série do seu documento é fundamental para realizar diversas operações.

Por esta razão, fique atento com a informação valiosa que temos a compartilhar com você neste conteúdo exclusivo. Não se esqueça, o conhecimento é uma poderosa ferramenta para garantir seus direitos e facilitar sua vida. Não perca tempo e continue esta leitura, com certeza vai ser uma decisão acertada!

Qual é a série da minha Carteira de Trabalho Digital?

Em primeiro, para conseguir a série da Carteira de Trabalho Digital é necessário que você, acesse no aplicativo ou no site do CTPS Digital. Através dessas plataformas, você como funcionário deve selecionar a opção “Carteira de Trabalho”, onde será exibida a versão digital do documento. Do lado direito da tela, estará disponível a informação sobre a “Série” da carteira de trabalho.

Depois, para identificar o número de série da carteira de trabalho digital, você deve seguir uma série de passos simples, mas importantes.

  1. Acesse a Carteira de Trabalho Digital pelo aplicativo ou pelo portal Emprega Brasil.
  2. Faça o login com o seu CPF e a senha.
  3. Na tela inicial, clique em Dados Pessoais.
  4. O número de série da carteira de trabalho está na seção Dados da CTPS.

Dessa forma, é possível obter a informação desejada de maneira rápida e descomplicada. Lembre-se de que a série da Carteira de Trabalho é fundamental para a realização de diversos processos dentro da empresa, então assegure-se de ter essa informação sempre nas mãos.

Como saber o número da carteira de trabalho pelo CPF?

Para descobrir o número da carteira de trabalho pelo CPF, você vai precisar da Carteira de Trabalho Digital. Através deste sistema, é possível ter acesso a todas as informações do documento físico e mais alguns recursos extras. Agora, para ter acesso a essa função, basta seguir os passos abaixo:

  1. Instale o aplicativo: O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital está disponível tanto para iOS quanto para Android. Faça o download e instale em seu smartphone.
  2. Cadastre-se no sistema: Caso você ainda não tenha cadastro no sistema do Governo Federal, será necessário criar um. Para isso, clique em “Entrar com Gov.br”. Na tela seguinte, clique em “Fazer Cadastro” e siga as instruções.
  3. Informe o CPF: Com o cadastro pronto, você terá acesso ao sistema. Uma das informações solicitadas é o CPF. Coloque o número do documento no local indicado.
  4. Acesse a Carteira de Trabalho Digital: Na tela inicial do aplicativo, escolha a opção “Carteira de Trabalho Digital” e aguarde o sistema encontrar os dados.
  5. Visualize as informações: Dentro da Carteira de Trabalho Digital, você terá acesso ao número da carteira de trabalho, série, UF da emissão, além das informações profissionais do empregado.

Lembrando que, para consultar qualquer informação da Carteira de Trabalho Digital, seja o número, a série ou outras, é indispensável ter consigo o número do CPF.

Após seguir esses passos, você poderá descobrir facilmente o número da carteira de trabalho pelo CPF, tornando o processo de gestão de documentos muito mais prático e eficaz.

O número de série da sua Carteira de Trabalho Digital sempre ao seu alcance

A informação é extremamente importante e é mais fácil de encontrar do que você pode imaginar. Continue lendo para saber como localizá-la.

Primeiramente, baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” em seu smartphone. Se você já tem o aplicativo instalado, assegure-se de que ele esteja atualizado para a versão mais recente.

Segundo, ao abrir o aplicativo, você precisará fazer login com seu CPF e senha. Se você ainda não possui uma senha, pode criar uma diretamente no aplicativo ou no site do governo federal.

Logo de efetuar o login, clique no ícone “Minha Carteira de Trabalho“. Lá, você encontrará todas as informações pertinentes ao seu histórico de trabalho, incluindo o número de série da sua carteira. Ele estará localizado na seção “Dados da CTPS“, sob o título “Série“.

Além disso, lembre-se de que a Carteira de Trabalho Digital é o único documento oficial para registro das suas atividades profissionais. Por isso, mantenha suas informações sempre atualizadas e seguras.

Quais são as vantagens da carteira de trabalho digital?

Certamente, podemos afirmar que a carteira de trabalho digital tem algumas vantagens em relação à carteira física. Abaixo citaremos as principais para que você tome conhecimento. Essas são:

  • Todo o processo de solicitar é feito pela internet, assim você não precisa se deslocar, gastar tempo e dinheiro com transporte e ficar em filas
  • O tempo para que o documento fique pronto é muito mais rápido
  • É totalmente gratuito
  • As informações podem ser acessadas a qualquer momento
  • Não existe o risco de perda, extravio ou avarias no documento
  • Minimiza o risco de falsificações
  • Não é necessário tirar segunda via

Por último, identificar a série da Carteira de Trabalho Digital é essencial para garantir que os dados do colaborador estejam corretos em registros e processos administrativos. Por isso, com o uso um software de RH, como o Sesame HR, a gestão documental se torna mais simples e eficiente, permitindo que empresas organizem e acessem essas informações com facilidade, evitando erros e retrabalho.

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Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


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