Gestão
Como criar uma política de sustentabilidade sólida na sua empresa
Criar uma Política de Sustentabilidade é cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa. Acesse e confira todas as nossas dicas!
Gestão
Criar uma Política de Sustentabilidade é cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa. Acesse e confira todas as nossas dicas!
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
19 de agosto, 2024
A ética e a política de sustentabilidade fazem parte da sua organização? Nos dias atuais, os clientes estão cada vez mais conscientes sobre a situação ambiental. Desta forma, cobram das empresas que consomem uma postura mais sustentável e com valores parecidos com os seus.
Por isso, é de grande importância aderir ao movimento da sustentabilidade, tanto pelo bem da sociedade quanto para o sucesso da empresa.
Mas como implementar medidas mais econômicas e benéficas para todos esses âmbitos? Como participar dessa nova política de sustentabilidade? Qual é a importância dessa prática? Para tirar essas dúvidas, Sesame preparou esse artigo para você!
Continue lendo e atualize sua empresa com práticas mais sustentáveis. Você verá como usar a comunicação interna da sua empresa para fazer com que a sustentabilidade se torne algo cultural da sua equipe. Vamos começar!
A política de sustentabilidade se resume em um conjunto de ações, políticas e valores éticos tomados pelas empresas visando a minimização dos impactos causados ao meio ambiente.
Sendo assim, não é somente realizar uma afirmação confirmando que a corporação é sustentável e responsável socialmente, mas sim colocar esses dizeres em prática. Isso é feito por meio do replanejamento dos processos empresariais e conscientização de todos os colaboradores.
A implementação dessa política é de extrema importância para a construção de uma sociedade e ecossistema melhores. Além da preservação ambiental, a sustentabilidade traz benefícios econômicos, sociais e publicitários para a organização.
Da mesma forma, a aplicação da política de sustentabilidade cria um ambiente empresarial positivo, com relações saudáveis entre os funcionários.
Agora que você já entendeu o que é uma política de sustentabilidade e por que é importante colocá-la em ação, existem algumas dicas que podem facilitar a concretização desse plano. Nos próximos tópicos, falaremos sobre algumas estratégias principais, efetivas e acessíveis de serem aplicadas.
Não é novidade que os seres humanos produzem uma grande quantidade de lixo. Porém, para minimizar o excesso de descartes chegando nos lixões e que aumentam a poluição ambiental, a reciclagem é uma ótima alternativa. Mais do que ajudar o meio ambiente, auxiliam os recicladores que sobrevivem e obtêm seu dinheiro por meio dessa prática.
Em conjunto com a dica anterior, a criação de uma campanha voltada para o mínimo de desperdício possível é vantajosa. No entanto, é necessário realizar treinamentos com as equipes, a fim de apresentar a cultura organizacional e colocá-la em prática.
Além de minimizar os custos da empresa com materiais, a sociedade também se beneficia, já que os ensinamentos postos em ação no trabalho podem ser levados e inseridos na casa dos colaboradores.
Caso a arquitetura e estrutura da empresa permita, abuse da luz e ventilação naturais. Mais do que economia, essa prática auxilia no ritmo circadiano, aumentando a produtividade dos colaboradores.
Crie um ambiente com cores claras e iluminação solar. Dessa forma, a necessidade de lâmpadas acesas, ventiladores ou ar condicionado ligados será menor, reduzindo os custos de energia e aumentando a sustentabilidade.
Mais do que benefícios ambientais e sociais, a implementação da política de sustentabilidade traz ganhos para a própria empresa. Além de uma imagem positiva, a corporação consegue reduzir os seus custos pela prática sustentável.
Uma das principais e mais fáceis formas de economizar é por meio da racionalização da energia pela troca para lâmpadas LED e equipamentos com sensores. Isso reduz os gastos desnecessários. Outra forma de aplicar a política de sustentabilidade é a economia de água.
Invista em torneiras de proximidade e com fluxo reduzido, além de secadores de mão elétricos. Também, a redução de desperdício permite o aumento do faturamento.
Diminuir a produção de contaminantes não absorvíveis pela natureza e o lixo, além de aumentar a reciclagem e a compra de matéria prima reciclável é uma das mais importantes maneiras de se implementar a política de sustentabilidade nas empresas. Como consequência, ocorre uma otimização da cadeia logística, minimizando ainda mais as despesas.
Por definição, a ética empresarial representa ações íntegras, justas e honestas em uma empresa. Dessa forma, a organização almeja relações de confiança, amigáveis e duradouras com os funcionários e clientes, criando um ambiente fiel e comprometido.
Além disso, essa prática engloba o respeito às leis e um desenvolvimento de uma responsabilidade social e impacto positivo na sociedade.
Sendo assim, a ética empresarial e a política de sustentabilidade estão amplamente relacionadas. Isso se deve porque corporações sustentáveis são socialmente responsáveis, já que pensam não somente no lucro, mas também em uma mudança ambiental e social. Porém, como promover ações socioambientais?
A implantação dos valores da empresa é o primeiro passo para isso. É de suma importância a criação de uma missão, códigos de ética e visões. Porém, para que tudo isso seja posto em prática, é necessário um líder ético. Isso se deve ao exemplo que ele passará para os outros colaboradores, garantindo que toda a empresa esteja alinhada com os seus valores.
Ainda, é necessário uma conscientização dos funcionários. Essa parte é realizada por meio de treinamentos e comunicação interna. A criação de cartazes ou manuais de instrução voltados para os colaboradores são ações inteligentes, baratas e extremamente efetivas.
No entanto, muito mais do que ensinamentos, é preciso disponibilizar os materiais e equipamentos que auxiliam os funcionários a efetivamente seguir os valores sustentáveis da empresa.
Gostou do artigo? Foi útil para você? Esperamos que sim! Para mais posts como esse, continue no blog de Sesame RH.