Comunicação empresarial
Como a habilidade de comunicação impacta a gestão de pessoas
Veja como a habilidade de comunicação pode transformar a gestão de pessoas. Melhore agora o alinhamento e a produtividade da sua equipe!
Comunicação empresarial
Veja como a habilidade de comunicação pode transformar a gestão de pessoas. Melhore agora o alinhamento e a produtividade da sua equipe!
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Lukas Letieres
HR Consultant
11 de junho, 2025
A habilidade de comunicação é uma das competências mais importantes para o gestor de Recursos Humanos. A capacidade de se comunicar de maneira eficaz com a equipe tem o poder de transformar ambientes de trabalho, promover alinhamento e aumentar a produtividade, principalmente em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e colaborativo.
Para quem está na liderança, essa habilidade vai além de transmitir informações. Ela se torna a base para desenvolver relacionamentos de confiança, resolver conflitos, engajar colaboradores e garantir que todos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.
No entanto, a comunicação não se limita apenas a palavras faladas ou escritas. Ferramentas modernas, como um software de comunicação interna, desempenham um papel fundamental em otimizar e fortalecer essa competência.
Ao adotar soluções tecnológicas, os gestores de RH conseguem distribuir informações de forma eficiente, criar canais abertos para feedback e melhorar o fluxo de comunicação entre todos os níveis da organização, tornando a interação mais fluida e transparente.
De acordo com Cristina Martín, Diretora de RH da Sesame, a habilidade de comunicação envolve diversas competências que vão além da simples troca de informações.
As lideranças devem dominar várias habilidades de comunicação para garantir que a gestão de pessoas seja eficaz e que os processos sejam bem-sucedidos. Este alinhamento é fundamental para garantir um bom ambiente, um clima organizacional harmonioso e engajamento do time.”
Sendo assim, veja agora as principais habilidades de comunicação:
A comunicação verbal é essencial para qualquer líder, especialmente para gestores de RH.
A comunicação não verbal é essencial porque representa uma parte significativa da forma como transmitimos nossas intenções, emoções e mensagens no ambiente de trabalho.
Estima-se que mais de 70% da comunicação humana seja não verbal, o que inclui gestos, expressões faciais, postura e até o tom de voz. Em outras palavras, a maneira como dizemos algo pode ser tão importante quanto o que dizemos:
Comunicados internos, relatórios de desempenho, e-mails e memorandos são apenas algumas das formas de comunicação escrita que um gestor de RH precisa dominar.
A clareza e a objetividade na comunicação escrita são essenciais para garantir que as informações cheguem ao público correto e sejam compreendidas de maneira eficaz.
A escuta ativa é uma das habilidades mais subestimadas, mas fundamentais, na gestão de pessoas. Para gestores de RH, ouvir ativamente os colaboradores é a chave para resolver conflitos, oferecer feedback construtivo e manter o moral da equipe elevado.
Como bem observa Cristina Martín, “a escuta ativa permite que o gestor compreenda não apenas as palavras ditas, mas também o contexto emocional por trás delas, o que é essencial para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.”
A habilidade de comunicação é a espinha dorsal das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Cristina Martín destaca que quando bem executada, ela contribui diretamente para a construção de uma cultura organizacional sólida, baseada na transparência, respeito e colaboração.
A profissional lembra també, que quando essa comunicação falha, os impactos podem ser significativos, gerando desentendimentos, desmotivação e conflitos.
Por isso, expressar-se bem vai além de apenas transmitir informações. Trata-se de garantir que todos os membros da equipe se sintam:
“A comunicação eficaz é crucial para a construção de um ambiente de confiança, onde os colaboradores sentem que podem expressar suas ideias e preocupações sem medo de retaliações. Isso, por sua vez, fortalece o compromisso deles com os objetivos da empresa e a qualidade do trabalho,” explica a profissional.
Quando um gestor de RH consegue alinhar a comunicação com as expectativas da equipe, as metas se tornam mais claras, as ações mais coordenadas e, consequentemente, há um aumento na produtividade e no desempenho coletivo.
Ao buscar aprimorar a habilidade de comunicação no ambiente de trabalho, os gestores devem se concentrar em quatro áreas essenciais que são indispensáveis para garantir que suas mensagens sejam transmitidas de forma clara, precisa e eficaz:
A clareza é essencial para garantir que a mensagem seja compreendida de forma correta. Evitar jargões e termos técnicos excessivos, a menos que seja absolutamente necessário, é uma forma de garantir que todos, independentemente de sua formação ou experiência, compreendam a mensagem.
Empatia na comunicação é a habilidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros.
Nem todas as situações de comunicação podem ser previstas. Por isso, a flexibilidade é uma habilidade fundamental. Adaptar a forma de comunicação conforme a situação, a audiência e o contexto é essencial para garantir que as mensagens sejam recebidas da melhor forma possível.
O feedback é uma parte essencial da comunicação no RH. No entanto, a maneira como o feedback é dado pode fazer toda a diferença. O feedback construtivo é claro, direto e, ao mesmo tempo, empático, proporcionando oportunidades de crescimento sem prejudicar a autoestima do colaborador.
A tecnologia tem transformado a maneira como os gestores de RH se comunicam com suas equipes. O uso de plataformas comunicação interna pode aprimorar significativamente a habilidade de comunicação, permitindo uma troca de informações mais eficiente, ágil e transparente.
Além disso, as plataformas digitais oferecem ferramentas que tornam a comunicação mais acessível e colaborativa, como chats em tempo real, fóruns de discussão e painéis de feedback:
“A tecnologia, quando usada de maneira estratégica, pode potencializar a comunicação no RH, tornando os processos mais ágeis e precisos. Ferramentas como software de comunicação interna facilitam o compartilhamento de informações, promovem a colaboração em tempo real e garantem que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa, informa Cristina Martín.”
Hoje, o mercado brasileiro disponibilida algumas soluções que entregam este recurso. Entre as mais robustas e completas está a Sesame.
O software de RH facilita a comunicação interna, permitindo que gestores de RH compartilhem comunicados, calendários e atualizações de maneira rápida e organizada.
Para quem deseja experimentar as vantagens dessa tecnologia, a Sesame oferece um teste gratuito por alguns dia. Isso permite ver como uma plataforma assim pode ser útil para melhorar a comunicação, aumentar a produtividade e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficiente. Experimente agora!
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.