Gestão

Inteligência emocional no trabalho: importância nas empresas

Entenda o que é a inteligência emocional no ambiente de trabalho e como ela pode ajudar na liderança dos funcionários. Acesse!

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Marcos Lopez

HR Consultant

Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho

13 de fevereiro, 2024

De acordo com a psicologia, a inteligência emocional no trabalho é uma competência comportamental que se fundamenta na facilidade com que a pessoa identifica e lida com emoções e sentimentos no trabalho.

Podemos com certeza dizer que a inteligência emocional é um ativo para o sucesso da empresa, pois ter em seu corpo pessoas que saibam lidar de maneira eficaz com seus próprios sentimentos e ainda com os dos outros é um grande diferencial. Por isso é uma soft skill muito buscada na fase de recrutamento.

Vejamos a seguir, neste post, outros tópicos que muito nos ajudarão a entender sobre a importância da inteligência emocional nas empresas nos dias de hoje. 

Como utilizar a inteligência emocional no trabalho?

Para que possamos compreender de maneira mais assertiva o que é inteligência emocional no ambiente de trabalho e porque é tão importante, vejamos primeiro na prática seu conceito.

A psicologia descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos de maneira apropriada e eficaz, permitindo que eles sejam expressos.

Quanto maior a capacidade de entender o que está sentindo, maior é a chance de saber como lidar com esse sentimento ou essa emoção sem afetar o seu trabalho e o dos outros. 

Agora vejamos abaixo os cinco componentes da inteligência emocional.

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Os cinco componentes da inteligência emocional

Sabemos que no ambiente organizacional a inteligência emocional se sustenta por pilares que direcionam a conduta das pessoas.

Abaixo vamos descrever cada um destes pilares de uma forma resumida.

Autoconhecimento

É o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. É uma investigação individual que busca identificar quais são suas características mais marcantes. 

Autocontrole

É a capacidade de dominar seus próprios impulsos, emoções e paixões. É uma habilidade que regula nosso comportamento e nos leva a agir de forma mais equilibrada.

Auto motivação

Consiste em ter a capacidade de estimular a si mesmo a alcançar seus objetivos, é trazer sentido à nossa existência. 

Empatia

É a capacidade de perceber e interpretar as emoções de terceiros ao se imaginar no lugar deles. A empatia é considerada uma das principais competências da liderança do futuro, já que ela ajuda a olhar para um problema sob diversos pontos de vista diferentes.

Habilidades sociais

São os talentos que as pessoas possuem para se comunicar e interagir com as outras sem causar nenhum tipo de problema. 

Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?

A inteligência emocional é de extrema relevância para a liderança de uma equipe, pois o líder deve ser a pessoa em quem os colaboradores possam se apoiar e buscar orientações e soluções nos momentos de dúvidas e dificuldades.

Quando os líderes dão atenção para suas emoções e a de seus liderados, conseguem melhorar o relacionamento da equipe, evitar problemas de gestão, conflitos interpessoais e situações negativas dentro da empresa.

Vejamos abaixo como a inteligência emocional pode afetar uma liderança eficaz.

Como a inteligência emocional afeta a liderança eficaz

Inteligência emocional e liderança eficaz são características profissionais que se completam. Ou seja, os líderes que possuem inteligência emocional, possuem empatia pelo próximo, o que reflete diretamente em suas decisões.

Lidar com as emoções de toda a equipe não é nada fácil, especialmente considerando o ritmo acelerado em que vivemos no ambiente de trabalho diariamente.

Por outro lado, a falta de inteligência emocional na liderança inibe a colaboração, pois quando um líder não tem controle sobre suas próprias emoções, seus colaboradores tendem a não contribuir com suas ideias, por medo de como o líder irá responder.

Inteligência emocional na gestão de equipe

A inteligência emocional no trabalho para gerir equipes nunca foi tão valorizada no ambiente corporativo como agora. A capacidade de identificar as emoções e saber lidar com elas, faz com que os líderes tenham um relacionamento saudável e colaborativo com a equipe. 

Desenvolver essa competência permite lidar melhor com situações de estresse, ajuda a passar por momentos de crise e a reagir bem em situações de pressão. Sem controle sobre as próprias emoções, os colaboradores podem se tornar muito mais estressados com situações que poderiam ser conduzidas com calma e paciência.

Estratégias para cultivar a inteligência emocional

  • Pratique o autoconhecimento. Trabalhe a aceitação de quem você é de fato e como se sente em determinadas situações. Dessa forma, é possível identificar como lidará com tudo à sua volta. 
  • Reconheça seus limites, acertos e falhas para poder respeitá-los e dizer não para si e para os outros também quando necessário.
  • Pratique a empatia colocando-se no lugar do outro e não leve tudo para o lado pessoal. Isso fará com que você ajude o próximo, gerando atitudes tolerantes e compreensivas. 
  • Busque uma comunicação clara com você e com os outros. Quando conseguimos identificar como estamos nos sentindo, respeitamos nossos limites e estabelecemos limites para com os outros.

Como a inteligência emocional melhora a resolução de conflitos

Um profissional com inteligência emocional tem maior clareza na tomada de decisões. E se considerarmos o número de decisões tomadas diariamente no ambiente organizacional, as mais assertivas são aquelas em que a emoção e razão estão equilibradas.

Estas pessoas, certamente, estão mais preparadas para a resolução de conflitos dentro do seu time. Isso acontece porque poderão compreender e ter a sensibilidade de tomar a decisão mais acertada, verificando com cuidado todos os aspectos que estão envolvidos na questão e, sendo totalmente imparcial, tomar a decisão que melhor trará resultado para o todo.

A resolução dos conflitos sendo feita de maneira assertiva e coerente pelo líder da equipe, trará maior confiança, tranquilidade e colaboração por parte dos colaboradores. Isso porque eles verão seus problemas sendo tratados de forma mais humana e imparcial. 

Desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho em RH

A área de RH é responsável pela promoção de ações de engajamento, de acompanhamento do clima organizacional, da satisfação e bem-estar dos funcionários, então o desenvolvimento da inteligência emocional deve começar já no ato da contratação.

Um importante papel que o Recursos Humanos tem na empresa é garantir que os funcionários estejam plenamente preparados para gerir suas próprias emoções. Dessa forma, eles conseguem se manter produtivos e satisfeitos em um ambiente de trabalho que seja agradável e saudável de se trabalhar.

Uma outra dica importantíssima que o Recursos Humanos pode colocar em prática são os treinamentos especializados e específicos. Com eles, os funcionários conseguem desenvolver a inteligência emocional de forma a contribuir com o sucesso da empresa.

Sabendo da importância da inteligência emocional no trabalho, é hora de colocar tudo em prática, não é mesmo?


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