Gestão

5 tipos de liderança no trabalho mais usados em empresas

Existem diversos tipos de liderança no trabalho que podem ser usados nas empresas. Neste artigo selecionamos os 5 modelos de liderança mais utilizados para você identificar qual é o mais adequado para cada time da sua organização. Mas antes de vermos quais são estes tipos de liderança, vejamos o que é ser um líder e […]

consultor

Precisa de ajuda?

Isabel García

HR Consultant

tipos de liderança no trabalho

30 de dezembro, 2022

Existem diversos tipos de liderança no trabalho que podem ser usados nas empresas. Neste artigo selecionamos os 5 modelos de liderança mais utilizados para você identificar qual é o mais adequado para cada time da sua organização.

Mas antes de vermos quais são estes tipos de liderança, vejamos o que é ser um líder e a importância de tê-los em nossa empresa. Além de ver como a comunicação interna ajuda para a boa liderança de uma equipe.

O que é liderança no trabalho

Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva em prol dos objetivos de uma empresa. Na liderança, essa motivação vem muito mais pelas atitudes práticas do líder do que propriamente  pelas palavras que ele diz.

Afinal, ser um líder é saber influenciar, inspirar as ações, decisões e comportamentos dos funcionários direcionando seus esforços a fim de alcançar os resultados desejados. Um bom líder não escolhe sê-lo, ele simplesmente é.

Tipos de liderança no trabalho

Abaixo veremos alguns tipos de liderança e as características mais marcantes de cada uma delas.

Liderança autocrática

Neste tipo de liderança, o líder autocrático é aquele chamado de chefe. Ele acredita que sua opinião vale mais do que a de todos os outros, prioriza a relação de trabalho e não as relações humanas.

Não costuma consultar os profissionais com os quais trabalha e nem estimula um ambiente criativo. Não sabe elogiar e costuma constantemente expor os funcionários na frente dos outros.

Liderança democrática

O líder democrático é o oposto do autocrático. É um grande incentivador de sua equipe, faz questão de ouvir a opinião do grupo, e motivá-lo a alcançar os resultados. 

Caso haja falhas nos projetos, não aponta culpados, mas procura métodos e caminhos para que o erro não se repita. Prioriza o bom relacionamento com os colaboradores, além de um ambiente mais flexível e leve.

Quando a liderança no trabalho é realizada de forma democrática, os resultados são a maior produtividade e um ambiente mais saudável para todos.

Liderança transacional

É focada no direcionamento de esforços para o alcance de um objetivo, pois dedica-se a trabalhar com o estímulo de desempenho do funcionário, estipulando para ele metas.

Neste modelo, o líder adquire um papel motivador, pois, se alcançada a meta, o time ganha recompensas, como por exemplo um bônus. As empresas que trabalham com metas, como telemarketing e vendas, geralmente utilizam este tipo de liderança.

Liderança estratégica

Os líderes estratégicos se baseiam em resultados e dados pensando como podem ser otimizados para que a equipe se envolva nesses esforços e alcancem os objetivos da empresa.

O ambiente de trabalho deve ser saudável e com colaboradores cientes de seu papel. Deve-se tomar muito cuidado para que não se coloque metas inalcançáveis ou inatingíveis, pois ao invés de incentivar o funcionário isso acabará por frustrá-lo.

Liderança carismática

Tem como objetivo envolver toda a equipe de trabalho em prol dos objetivos, porém atraindo-os de forma inteligente usando seu carisma.

Estes líderes sempre se mostram motivados, confiantes, inspiradores e falam a mesma língua de seus liderados, mantendo seu relacionamento interpessoal impecável.

Neste modo de liderança no trabalho deve-se tomar muito cuidado para não cobrar das outras pessoas o que o próprio líder não é capaz de fazer. 

Agora que sabemos os tipo de líderes que podemos ter em nossas empresa, precisamos saber qual deles trará uma maior motivação e segurança para a equipe na busca do sucesso e dos objetivos esperados.

Diferença entre líder e chefe

Como veremos a seguir, a diferença entre uma pessoa que deseja ser um líder e outra que apenas deseja ser chefe é muito grande. As características, formas de agir e pensar são extremamente opostas. Vejamos então o que cada um demonstra.

Chefe

  • É líder pela autocracia, pensa que tem poder ilimitado e absoluto perante os funcionários;
  • Somente é obedecido pelos funcionários por medo da perda de emprego;
  • Tem muito conhecimento e experiência, mas que por conta disso é alguém que quer ditar as regras;
  • Não tende a ouvir sua equipe no dia a dia;
  • Não se preocupa com o bem estar de sua equipe ou com o clima organizacional. É focado no resultado final, não levando em conta os meios para conseguir tal resultado;
  • Não tem a preocupação em motivar os funcionários, pois realizar um bom trabalho é pura obrigação.

Líder

  • Lidera pela democracia;
  • É obedecido por respeito, não por medo ou imposição;
  • Age sempre em favor das pessoas, pois compreende que o sucesso dos resultados reflete os resultados individuais e coletivos;
  • Lidera pelo exemplo e procura inspirar os colaboradores promovendo um ambiente dinâmico dentro da organização;
  • Cuida da motivação, engajamento e comprometimento dos funcionários para com a empresa e estimula seus conhecimentos, habilidades e atitudes;
  • Tem a vantagem de ter a equipe ao seu lado, trabalhando e colaborando para que o processo e o objetivo sejam feitos e alcançados da melhor maneira possível;
  • Ser um líder não é necessariamente ser um chefe, mas sim ser a mente pensante por trás de qualquer função dentro da empresa.

Um líder não necessariamente tem a ver com ser o chefe, o dono do negócio, o proprietário ou o empreendedor. E sim está ligado à mente pensante por trás de todas essas funções ou de qualquer outra dentro da empresa.

O que é mais relevante em um líder é ter a capacidade de organizar e planejar uma equipe que seja produtiva no dia a dia, sempre pautado na certeza de que cada pessoa é peça fundamental no todo para que o sucesso e os objetivos sejam alcançados.

A importância de um líder na empresa

Ter um líder eficaz e que consiga reunir o time para alcançar as metas e objetivos é o que toda empresa necessita. O tipo de liderança no trabalho pode variar de acordo com o segmento da empresa. Um bom líder é comunicativo e não tem medo de dar feedback aos liderados.

Contudo, este líder deve ser aquele que tem a visão de que o funcionário não é só um funcionário, mas sim um colaborador que pode através de seu conhecimento e esforço, levar a empresa ao sucesso. O líder é quem desenvolve o papel de movimentar os esforços da equipe na direção por ele sugerida.

Quando ele sentir a necessidade de uma nova tecnologia, processo, produto ou serviço na empresa, será ele quem primeiro se posicionará para levar os colaboradores a um novo posicionamento. Para que, em conjunto, possam ir adiante na construção de um novo rumo.

Como deve ser um líder no trabalho

Os liderados são reflexo de quem os lidera, então se em sua empresa você tiver líderes abusivos ou omissos poderá contar com a baixa colaboração dos liderados ao seu modelo de gestão.

Líderes que se mostram participativos, colaborativos e carismáticos contam normalmente com maior resposta favorável dos liderados. Existem inúmeras maneiras de verificar, incentivar e estar presente dos liderados.

Uma das mais eficientes é o uso das ferramentas que oferece Sesame HR, como a plataforma de comunicação interna e o people analytics. Com elas é fácil entender como vão os funcionários e incentivá-los a estar sempre melhorando. Peça uma demonstração gratuita!


Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.