Gestão

People analytics: o que é e que benefícios traz para o RH

Você sabe o que é People Analytics? Acesse e entenda o que é essa metodologia e os benefícios que ela traz para a empresa.

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Software de people analytics

21 de outubro, 2022

Você já parou para pensar na quantidade de dados que o time de RH possui sobre os funcionários de uma empresa? São diversos dados sobre características, grau de escolaridade, horas trabalhadas, folha de pagamento, dentre muitos outros.

E para que esses dados sejam usados de forma estratégica, muitas empresas estão começando a implementar o método de people analytics na área do RH. E essa prática vem revolucionando a forma com que as empresas enxergam os recursos humanos.

Neste artigo, você vai entender o que é people analytics, qual a relação do RH e do Big Data na tomada de decisão e como os software de people analytics podem auxiliar a sua empresa a entender melhor seus funcionários e tomar decisões mais estratégicas. Preparado? Então vamos lá!

O que é people analytics

O people analytics, em português, análise de pessoas, é uma metodologia orientada a dados que coleta, organiza e analisa dados referentes à gestão de pessoas. Com isso, permite que as decisões do RH sejam mais embasadas, a partir de uma análise mais profunda do capital humano.

Também conhecida como análise de talentos ou análise de RH, esse método utiliza o cruzamento de dados para entender melhor os seus colaboradores, melhorando a retenção, satisfação, produtividade e o desempenho da empresa.

Relação entre o RH e o people analytics na tomada de decisão

Ao contrário de antigamente, quando o RH só fazia contratações, demissões e folha de pagamento, hoje esse time se tornou muito mais estratégico para as empresas.

O Big Data, já utilizado por diversas áreas, chegou também aos recursos humanos, trazendo uma nova forma de utilizar as informações concentradas nessa área para tomar decisões mais estratégicas em relação aos funcionários da empresa.

Conceito de Big Data

Ele consiste na coleta e armazenamento de grandes volumes de dados, sendo eles estruturados ou não, que podem vir de diversas fontes. Seu objetivo é analisar esses dados para chegar a informações que permitam uma melhor tomada de decisão.

E imagine quantos dados o time de RH possui! São dados sobre, por exemplo:

  • Controle de ponto.
  • Férias.
  • Ausências.
  • Remuneração.

Todos esses dados podem ajudar a entender melhor os colaboradores e permitir que as ações realizadas sejam muito mais eficientes.

Software de people analytics

Como vimos, a abordagem de people analytics traz diversas vantagens para a empresa. E para facilitar a utilização dessa técnica, existem alguns softwares de people analytics, como o Sesame HR, que possuem ferramentas exclusivas para esse tipo de análise.

Por isso, esses softwares conseguem gerar gráficos e relatórios sobre assuntos que vão ajudar sua equipe a entender melhor os seus funcionários e a sua empresa.

Veja alguns dos principais benefícios que o software de people analytics pode trazer para a sua organização: 

Melhores contratações

Hoje em dia, a simples análise de um currículo não é mais suficiente para se fazer uma boa contratação. É preciso entender também se aquele candidato tem um perfil que se encaixa com a cultura e os valores da empresa. E é aí que o people analytics entra!

Com a análise dos dados, é possível entender qual é o perfil de colaborador ideal e usá-lo para identificar os candidatos que mais se assemelham a ele. Assim, as chances daquela pessoa estar de acordo com a cultura da empresa são muito maiores.

Retenção de talentos

O processo de contratação de um novo funcionário, além de ser demorado, é custoso para as empresas. Por isso, cada vez mais elas vêm se preocupando em reter seus colaboradores, criando ações para engajá-los e deixá-los felizes com o trabalho.

A partir dos dados que o RH tem disponíveis, é possível descobrir o que motiva os seus funcionários e o que os faz querer sair da empresa. Com isso, fica mais fácil tomar decisões estratégicas na hora de pensar em ações para reter os talentos que já estão ali dentro.

Melhor desempenho dos times

Descobrindo o que motiva os funcionários e, claro, colocando em prática ações para motivá-los, é possível observar um maior engajamento dos colaboradores com os projetos e objetivos da empresa.

Isso vai fazer com que o desempenho dos times seja elevado e a organização cresça de forma mais rápida e sustentável, com um ambiente de trabalho colaborativo e saudável.

Melhores benefícios

Com essas informações também é possível identificar quais benefícios são mais importantes para os seus funcionários. Por exemplo, se a maioria dos funcionários possui filhos, seria interessante que o convênio médico cobrisse os dependentes com um valor mais acessível.

Oferecer o benefício certo para os seus funcionários também reflete na sua retenção, produtividade e engajamento com a empresa.

Desenvolvimento e treinamento de pessoas

Com as ferramentas de people analytics, é possível identificar as deficiências do time e os pontos de melhoria. Com isso, fica mais fácil criar treinamentos e outras ações para desenvolver o time de forma mais eficiente, suprindo as demandas de cada equipe.

Redução de custos

Tudo isso que vimos aqui vai refletir de alguma forma na redução de custos da empresa. Contratar pessoas mais alinhadas com o cargo e com a empresa vai auxiliar na redução do turnover, que por sua vez diminui os gastos com contratação.

Criar ações para engajar os funcionários, se preocupar com o seu desenvolvimento profissional e dar os benefícios certos, também vai diminuir os gastos com turnover e fazer com que ele trabalhe mais motivado, gerando mais resultados para a empresa. Viu como tudo está ligado?

Gostou do nosso conteúdo sobre people analytics? Nós esperamos que sim! Confira outros conteúdos sobre recursos humanos no nosso blog e revolucione o RH da sua empresa!