Desempenho e produtividade

Avaliação de desempenho: o que é e quais seus objetivos?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta valiosa utilizada pelo RH para mapear e planejar suas ações executadas e treinamentos. Essa técnica é aplicada em várias organizações para ajudar os funcionários a melhorar e ser mais produtivos. Interessante, não é? Nesse artigo, explicaremos de forma clara o que é essa avaliação e quais são seus […]

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Isabel García

HR Consultant

Software de avaliação de desempenho

4 de agosto, 2022

A avaliação de desempenho é uma ferramenta valiosa utilizada pelo RH para mapear e planejar suas ações executadas e treinamentos. Essa técnica é aplicada em várias organizações para ajudar os funcionários a melhorar e ser mais produtivos.

Interessante, não é? Nesse artigo, explicaremos de forma clara o que é essa avaliação e quais são seus objetivos e tipos. Vamos lá?

O que é uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho dos colaboradores é uma ferramenta que estima a performance dos funcionários e da organização. É uma técnica que reconhece talentos, analisando competências técnicas e comportamentais que interferem na qualidade de trabalho entregue.

É um processo de análise profunda e que fortalece o autoconhecimento. Com a avaliação de pontos positivos e negativos dos colaboradores é possível traçar um perfil profissional assertivo. 

É uma técnica em que o nível de performance do funcionário é avaliado e comparado com os objetivos da empresa. Portanto, possibilita um mapeamento do crescimento organizacional e dos colaboradores, criando uma visão empresarial estratégica.

Além disso, é uma ferramenta que proporciona reconhecimento e feedback aos colaboradores, aumentando seu desempenho. De acordo com uma pesquisa do Linkedin Business, cerca de 69% de dois funcionários afirmam que seu desempenho seria maior se seus esforços fossem feitos.

Quais são os objetivos?

O principal objetivo da avaliação de desempenho é a melhora da performance dos colaboradores, do time e da empresa como um todo. 

A partir de dois desses resultados, são dados feedbacks positivos e construtivos aos colaboradores. Com eles, os colaboradores podem se desenvolver, aumentar o nível de suas entregas, melhorar a integração ao longo do tempo e, por fim, beneficiar a empresa.

Outro objetivo é aumentar o valor de dois colaboradores. Além do grau prático, por meio de bônus ou promoções, ou psicológico do funcionário é afetado, ou motivando-o a melhorar seu trabalho.

Tendo essa maior valorização, a tendência é que a taxa de rotatividade caia. De acordo com uma pesquisa da HR Daily Advisor, constatou-se que empresas com avaliação de desempenho frequente possuem uma rotatividade 14,9% menor.

Importância da avaliação de desempenho para o RH

Segundo Chiavenato, país de RH, é uma área que gera fortes laços entre as lideranças e seus colaboradores. Por isso, exercemos as funções de treinamento, seleção e recrutamento, remuneração, bônus, promoções e demissões.

Seguindo a definição, essas avaliações entregam um histórico do colaborador, informando os seus resultados e qualidade. Com isso, é possível fazer um planejamento estratégico e individual,com treinamentos e outras técnicas de desenvolvimento profissional.

Tudo isso é feito a fim de melhorar pontos fracos e aperfeiçoar os fortes do funcionário.

Além disso, para avaliar planja um mapeamento de dois procedimentos, práticas e indicadores de resultados. Como consequência, oferece uma lista de habilidades e conhecimentos necessários para atuar na área, facilitando o planejamento de RH e a admissão de novos colaboradores.

Tipos de avaliação de desempenho

Depois de entendermos que é uma avaliação de desempenho e que cumprimos nossos objetivos, continuamos para nossos tipos. Existem diversos modelos que podem ser aplicados em sua empresa.

Mas, atenção, é muito importante conhecer os perfis de dois colaboradores para escolher a técnica mais assertiva.

Avaliação de desempenho individual

Esse tipo de avaliação, ou colaborador, se autoavalia por meio de um questionário, que não identifica seus pontos fortes e os que precisam ser aprimorados. Depois, em conjunto como líder, traça um caminho para melhorar a sua produtividade e as suas características profissionais.

Esse tipo de ferramenta promove ou previne lacunas individuais, tendo maior chance de crescimento constante.

Avaliação 180º

Aqui, tanto o gestor quanto o colaborador são valorizados e também valorizados pelo tempo. Esta é uma excelente técnica para melhorar a equipe como um todo. No entanto, todos devem estar preparados para receber críticas construtivas, bem como elogios.

Avaliação do time

Já que o trabalho criado não é entregue por somente um colaborador, essa ferramenta é fundamental para avaliar a somatória dos esforços e o relacionamento da equipe.

Nesse processo, ou tempo inteiro é valorizado, observando os erros e acertos de cada um. Por ser geral, potencializa ou atinge metas, melhorando a comunicação interna.

Avaliação por competência

Nessa técnica, as competências do colaborador são analisadas. Ela é chamada de CHA, pois é dividida em Conhecimento, Habilidade e Atitude. O conhecimento é caracterizado por “saber algo”, a habilidade é por “saber fazer algo” e a atitude é o “querer fazer algo”.

Primeiro, é feita uma autoavaliação. Depois, o gestor dá um feedback ao colaborador, alinhando suas expectativas com o funcionário.

Avaliação direta ou de 90º

Na avaliação direta, somente o líder avalia o colaborador. É um método muito importante, já que o gestor é uma pessoa mais próxima dos funcionários do que alguém do RH.

Da mesma forma, provoca uma aproximação do líder à equipe, gerando uma melhor comunicação e produtividade entre os membros.

Avaliação 360º

Na avaliação 360º, o colaborador avalia o líder, seu time, clientes e fornecedores, e também é avaliado por eles. Sendo assim, essa é a avaliação mais completa, pois avalia todos os envolvidos nas atividades da organização e possibilita uma melhora geral.

Nine box

O Nine box é uma técnica diferente, já que é feita por meio de uma ferramenta visual prática e de fácil entendimento. Aqui são considerados competência, capacidade, comportamentos e resultados do colaborador. Portanto, é avaliado o seu potencial e desempenho, que serão mostrados em quadrantes.

Agora que você já sabe o que é a avaliação de desempenho dos colaboradores e a sua grande importância para o setor de RH e a empresa no geral, apresentamos a você um software que te auxilia a realizar todos esses tipos de avaliação!

Software de avaliação de desempenho

Assim como o Sesame, você pode centralizar o gerenciamento de desempenho para dois de seus funcionários. Use nosso software de avaliação de desempenho e dê feedback importante aos seus funcionários.

Com nosso software, todas as informações dos funcionários ficam em um único lugar e os painéis de avaliação de desempenho são fáceis de visualizar.

Além disso, é possível utilizar nossos questionários padrões ou criá-los de forma personalizada para a sua empresa.

Para uma maior organização, o software possibilita o agendamento dos questionários e avisa os colaboradores de manera automatica quando precisarem responder.

Você consegue também gerenciar reuniões “one to one” para dar seu feedback, mantendo registros e adicionando comentários após seu término.

O Sesame oferece-lhe questionários personalizados de satisfação do trabalhador, inquéritos de clima de trabalho e avaliação de nove caixas. Tudo é para que você aumente o desempenho de sua empresa e de seus colaboradores.

Além disso, suas informações ficam criptografadas, para te possibilitar uma maior segurança!

Achou essa informação útil? Esperamos que sim. Para saber mais sobre software de RH, modelos ou guias úteis, continue para a nossa seção de recursos.